Secretário de Estado das Comunidades da Guiné-Bissau quer mais guineenses na diáspora a votar

O Secretário de Estado das Comunidades da Guiné-Bissau, Queba Banjai, quer mais Guineenses na diáspora a votar nas eleições legislativas de novembro de 2018, porque há cada vez mais cidadãos emigrados. «No nosso entender seria uma oportunidade perdida do Governo não contemplar a maioria dos Guineenses que vivem na diáspora», afirmou.

Na Guiné-Bissau, as eleições legislativas elegem Deputados pelo círculo de África e círculo da Europa, mas não estão incluídos todos os países. No círculo de África, só podem votar os Guineenses que residirem no Senegal, Gâmbia, Cabo Verde e Guiné-Conacri, enquanto no círculo da Europa há a possibilidade de voto para os Guineenses que vivem em Portugal, Espanha e França.

«Na verdade a mensagem que estamos a passar é que na Europa devia ser também incluídas a Inglaterra e a Alemanha. Há um grande número de Guineenses com residência fixa. E no círculo de África é Mauritânia e Angola», explicou Queba Banjai. Segundo o Secretário de Estado, a escolha daqueles países baseou-se também com a «realidade dos meios».

Para sensibilizar as autoridades do país sobre este assunto, o Secretário de Estado manteve encontros nas últimas semanas com a Comissão Nacional de Eleições, com Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral e com a Ministra da Administração Territorial, entre outras entidades relacionadas diretamente ou indiretamente com os Guineenses a viver na diáspora.

«Este périplo visa a mobilização e sensibilização das autoridades competentes para que os Guineenses na diáspora não sejam preteridos dos seus direitos, que são direitos fundamentais», disse.