LusoJornal | António Borga

Selecionador Patrice Lagisquet diz que Seleção de râguebi precisa de melhorar “contactos e duelos”

[pro_ad_display_adzone id=”38157″]

A Seleção portuguesa de râguebi precisa de melhorar “nos contactos e nos duelos” até ao Mundial de França 2023, advertiu esta semana o Selecionador de Portugal, durante a segunda fase de preparação que decorre em Vilamoura.

Em declarações à Lusa, Patrice Lagisquet destacou que todos os jogadores, pela primeira vez “juntos, como uma equipa profissional” estão “a adaptar-se muito bem” aos métodos de trabalho planeados pela equipa técnica, mas apontou o caminho ainda falta percorrer. “Falta mais organização. A velocidade de execução não está má, mas temos de melhorar nos duelos e nos contactos, trabalhar a técnica”, analisou o treinador francês.

Na primeira fase da preparação, que decorreu durante o mês de julho, em Lisboa, os ‘Lobos’ trabalharam essencialmente “a força” e “melhoraram muito fisicamente”, destacou Patrice Lagisquet.

No Algarve, estão a “acrescentar intensidade” e a “jogar cada vez mais râguebi com oposição real” nos treinos, para atingir esse objetivo, mas só em 12 de agosto vão poder avaliar o resultado desta fase, quando disputarem o primeiro encontro de preparação, frente aos Estados Unidos.

“Temos de ver como reagimos em competição. É a única forma de saber o que falta fazer” até ao início da participação portuguesa no Mundial, em 16 de setembro, frente ao País de Gales, comentou o Selecionador de Portugal.

Antes do jogo com os Estados Unidos, a Seleção portuguesa ainda irá fazer, na quarta-feira, um treino com a Irlanda, líder do ranking mundial da World Rugby, que se encontra a estagiar ‘ao lado’ dos ‘Lobos’, na Quinta do Lago.

Será mais uma oportunidade para colocar à prova a evolução e o compromisso dos jogadores, que tem sido “muito bom”, nas palavras do Selecionador, satisfeito com a resposta física dos ‘Lobos’.

“Temos sorte por não ter lesões graves, apenas alguns problemas menores, que são normais no râguebi, pois estamos a puxar por eles até ao limite. Estou feliz por isso”, concluiu Patrice Lagisquet.

Após o encontro com os Estados Unidos, em 12 de agosto, às 21h00 (hora portuguesa), no Estádio do Algarve, os jogadores da Seleção vão gozar uma semana de descanso antes de partirem para Font-Romeu, já em França, para um estágio em altitude, durante duas semanas.

A meio dessa fase de preparação deslocam-se a Paris, para defrontar a Austrália A, seleção secundária dos ‘Wallabies’, em 26 de agosto, às 20h00 (hora francesa), no Stade Jules Ladoumègue, em Massy.

A receção oficial da Seleção portuguesa em Perpignan, onde terá o seu ‘quartel-general’ durante o Mundial de França 2023, está prevista para 04 de setembro.

A Seleção portuguesa vai jogar o Mundial de râguebi pela segunda vez no seu historial, após a histórica presença na competição, em 2007, também em França.

Portugal vai disputar o Grupo C, no qual enfrenta o País de Gales (16 de setembro), a Geórgia (23 de setembro), a Austrália (01 de outubro) e as Ilhas Fiji (08 de outubro).

O Mundial de França 2023 decorre entre 08 de setembro e 28 de outubro.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]