LusoJornal / Mário Cantarinha

Semana Gastronómica trouxe paladares genuinamente portugueses à Sala Vasco da Gama

Durante toda a semana passada teve lugar na Sala Vasco da Gama, em Valenton, a 16a edição da Semana da Gastronomia portuguesa organizada pela Rádio Alfa, com dois restaurantes portugueses: o «Torres» e o «Tentações da Montanha».

«Tentamos sempre que as iguarias portuguesas estejam bem representadas e que possam ser comparadas com a cozinha francesa, que também tem pratos excecionais, claro» diz Fernando Lopes, Diretor Geral da Rádio Alfa, numa entrevista ao LusoJornal.

«O objetivo é dar um pouco de saudade aos Portugueses que residem em França ao provarem estes pratos, mas também permitir que eles tragam amigos franceses para que descubram a gastronomia portuguesa» completa Fernando Lopes. «A ideia é eles trazerem produtos genuínos para dar a impressão, ao passar a porta da Sala Vasco da Gama, que estamos mesmo em Portugal».

Os dois restaurantes convidados já estiveram juntos no ano passado. «Este é aliás o terceiro ano que estamos cá. Associamos as nossas duas empresas para trazer aqui o que de melhor se faz no Minho e no Barroso» diz Avelino Rodrigues. «Cada um tem os seus restaurantes, mas organizamos-nos para vir participar nesta Semana da gastronomia portuguesa».

«Temos tido a preocupação de elevar a um certo patamar o nível da cozinha e do serviço e por isso nós trazemos sempre dois restaurantes diferentes que vêm diretamente de Portugal, não só com os empregados, mas também com uma grande parte da alimentação, carnes, legumes, queijos e vinhos» confirma Fernando Lopes.

Os dois restaurantes trouxeram uma equipa de 30 pessoas de Portugal para trabalharem durante esta semana: 14 pessoas na cozinha e 16 pessoas na sala. E estabeleceram o objetivo das 3.000 refeições. Só no primeiro dia ultrapassaram os 450 clientes!

Os dois restaurantes juntaram-se e trouxeram dois camiões carregados com material e produtos de Portugal. Trouxeram um camião com 40 toneladas de algum equipamento e muitos produtos portugueses e um outro camião frigorífico com 11 toneladas de produtos.

«Durante os primeiros 5 dias não temos de comprar absolutamente nada em França. Só não trazemos água para cozinhar, mas trazemos água de Carvalhelhos para servir à refeição» disse ao LusoJornal Avelino Rodrigues do Tentações da Montanha. «Esta é a forma que nós temos de estar na vida, porque vir cá fazer cozinha minhota ou transmontana e depois ir ali ao supermercado fazer compras, não tem nada a ver com as nossas raízes».

O «Tentações da Montanha» é um restaurante na Póvoa do Varzim, mas o grupo tem também o «Afinidades» nas Caldas da Raínha, e tem uma parceria com o «Hotel Rio Beça» de Boticas. O grupo também tem uma empresa de catering que faz vários eventos a nível nacional.

O «Torres» também é uma rede de vários restaurantes, em Vila Verde, em Braga, em Famalicão e no Porto.

«Isto é uma parceria amiga. As duas gastronomias completam-se uma à outra e para nós são as gastronomias mais fortes de Portugal» diz M. Torres ao LusoJornal.

Os dois restaurantes garantem produtos genuínos. «Trouxemos carnes certificadas, cabrito certificado, batata, legumes, todos os ingredientes, as receitas também são genuinamente nossas, para comer os paladares genuinos do Minho e do Barroso. E temos cozinheiros fantásticos, com muito traquejo».

Fernando Lopes garante também que o evento é para continuar. «Tem sido uma aposta nossa e vamos continuar» disse ao LusoJornal.

 

[pro_ad_display_adzone id=”906″]