O centenário do nascimento de Sophia de Melo Breyner foi evocado no domingo passado, na Casa de Portugal André de Gouveia, numa cerimónia que começou com uma conferência evocativa da escritora e poetisa portuguesa, continuou com um recital de piano com base no conto “Homère” e acabou com a entrega de prémios aos alunos do ensino de português, no quadro de um concurso organizado pela Coordenação do ensino de português em França.
José Rui Teixeira, o responsável pela Cátedra Poesia e Transcendência Sophia de Mello Breyner na Universidade Católica do Porto, foi convidado pela Diretora da Casa de Portugal Ana Paixão para proferir a conferência de abertura da sessão evocativa. “Não imaginava que fosse para um público tão jovem” disse ao LusoJornal José Rui Teixeira. “Encontrar aqui tantas crianças é verdadeiramente emocionante”.
José Rui Teixeira começou por uma alusão ao “Cavaleiro da Dinamarca”, “um texto que me marcou desde a minha adolescência” e fez uma reflexão sobre o livro “No Tempo Dividido”, publicado em 1954. “É uma pequena reflexão, muito mais no sentido de evocação da memória, do que numa perspetiva académica” confirmou.
Seguiu-se o concerto “Homère”, uma obra tocada ao piano a quatro mãos por Bruno Belthoise e João Costa Ferreira, com texto lido em português por José Manuel Esteves, responsável pela Cátedra Lindley Cintra da Universidade de Paris Ouest Nanterre La Défense.
Trata-se de uma encomenda ao compositor Fernando C. Lapa, estreada no Conservatório do Porto em 2012, com a professora de piano e pianista Cristina Margoto. “Fernando Lapa fez uma obra muito poética, inspirada no poema da Sophia. Eu acho que este conjunto de piano a quatro mãos, com pequenos instrumentos acrescentados e um narrador, é um conjunto que funciona muito bem” conta ao LusoJornal Bruno Belthoise, que também tocou “clavietta” e castanholas.
“O Bruno Belthoise e eu temos vários projetos de piano a quatro mãos e este é um projeto ao qual se associou o José Manuel Esteves com grande empenho e qualidade” completa o pianista João Costa Ferreira.
Este concerto foi apresentado no Liceu Internacional de Saint Germain-en-Laye. “Nessa altura foi o próprio Bruno Belthoise que leu o texto – aliás, sabia-o de cor. É mais difícil para ele, tocar e dizer o texto, então eu propus-me que poderia ler a versão portuguesa, não o faço em francês” explicou ao LusoJornal José Manuel da Costa Esteves. Desde então, o “trio” já levou este espetáculo ao Liceu Internacional de Lyon e a Paris, no âmbito do FICEP. “Estamos dispostos a fazê-lo noutros sítios” disse o professor universitário.
Bruno Belthoise quer agora fazer uma gravação da obra em dois idiomas, em português e em francês, “porque a tradução é muito boa”. Bruno Belthoise não é português, mas respondeu às perguntas do LusoJornal em língua portuguesa e dizem dele que é “o mais português dos pianistas franceses”.
Concurso teve mais de 900 trabalhos
O concurso da Coordenação do ensino, tinha três categorias: duas para os alunos do primeiro ciclo e uma para os alunos do secundário. Os mais novos tinham de escrever um postal a uma personagem da Sophia ou fazer uma ilustração em função de um conto ou um poema que tivessem lido. Os alunos do secundário tinham de ilustrar uma passagem de um texto de Sophia com três fotografias e montar um filme onde liam essa mesma passagem.
“Temos cerca de 11 mil crianças a aprender português em França, no 1° ciclo, e recebemos 902 trabalhos. Penso que foi grande afluência” diz visivelmente contente com o balanço do concurso, a Coordenadora Adelaide Cristóvão.
Para além dos três prémios previstos para cada uma das categorias, o júri decidiu atribuir mais 5 Menções Honrosas em cada categoria. “Eram trabalhos muito bons” confessa Adelaide Cristóvão que integrou o júri, juntamente com a Adjunta da Coordenadora, Amélia Silva. O Presidente do Júri foi o Conselheiro cultural da Embaixada e Diretor do Instituto Camões em Paris, João Pinharanda.
“Sou muito curioso e queria ver como é que textos que eu conheci, que li há tanto tempo e que foram tão importantes para mim, eram tratados pelas crianças mais de 40 anos depois” disse ao LusoJornal João Pinharanda. “Constatei que têm uma atualidade incrível e parece serem tão importantes para eles como foram para mim”.
Adelaide Cristóvão repetiu várias vezes que João Pinharanda fez questão de ver cada um dos 900 trabalhos em concurso. “A tarefa foi muito interessante. Confrontei-me com uma realidade diferente que é o facto de eles terem uma outra língua, estarem numa outra circunstância, não apenas geográfica e temporal, mas também cultural. Isso foi muito interessante” diz o Adido Cultural. “Foi mais difícil para mim apreciar os desenhos das crianças mais novas do que os vídeos das crianças mais velhas, porque a linguagem infantil no desenho é mais difícil de apreciar e de ser justo perante uma situação em que eles ainda não dominam os códigos da linguagem adulta. Felizmente, porque quando dominam, deixam de querer desenhar e têm mesmo vergonha de desenhar”. João Pinharanda considera no entanto que “em relação aos vídeos, é mais simples, é uma linguagem que eles dominam e todos os dias estão na internet a ver como se fazem as coisas. Também gostei muito dessa aproximação já criadora e criativa”.
Ana Paixão, a Diretora da Casa de Portugal André de Gouveia, garante que vai continuar a ter mais programação durante o ano dedicada a Sophia de Mello Breyner. “Já tivemos em janeiro, no âmbito da Plataforma Lusa, uma coreografia feita por dois bailarinos em torno da Sophia, que se chamava precisamente ‘Passos para Sophia’ e vamos ter outras iniciativas pontuais ligadas a Sophia, até ao fim do ano”.
Resultados do concurso
_____________Categoria Postal
1º Prémio:
Chrystèle Barbosa Leal (CM2), Ecole Normandie Niemen, Le Pecq (78), Professor Jorge Vieira
2º Prémio:
Marie Ange (CM2), E.P. Anthoard, Grenoble (38), Professora Lucinda Costa
3º Prémio:
Helena Santiago Teixeira (CE2), E.P. La Mignonne, Joué-lès-Tours (37), Professora Maria de Fátima Dias
Menções honrosas:
Lola Oliveira (CM1), E. P. Louis Pasteur, Luynes (37), Professora Maria de Fátima Dias
Marco José da Silva Santos (CM1), E.P. Jean Jaurès, Juvisy-sur-Orge (91), Professora Margarida Sousa
Clara Vieites (CM1), E.P. Maxime Marchand, Vernon (27), Professora Isabel dos Anjos Fernandes
Rafael Bernardo Coutinho (CM2), Liceu Internacional de Saint Germain-en-Laye (78), Professor Jorge Vieira
Mélanie Buzenac Abreu (CM2), Ecole Normandie Niemen, Le Pecq (78), Professor Jorge Vieira
_____________Categoria Ilustração
1º Prémio:
Antoine Marreiros (CM1), E.P. Parmelan, Annecy (74), Professor Gil Castro
2º Prémio:
João Pedro Ferreira Sousa (CE2), E.P. Alphonse Daudet, Montluel (01), Professora Nair Ferreira
3º Prémio:
Roxane Sobreira (CM1), E.P. Lucie Aubrac, Lyon (69), Professora Cristina Sério
Menções honrosas:
Agathe Naz-Hyppolite (CM1), E.P. Condé, Lyon (69), Professora Catarina Martins
Gabriela Oliveira (CM1), Amicale culturelle franco-portugaise intercommunale de Viroflay (78), Professora Carina Almeida
Leonor Pereira Dias (CM2), E.P. Jean Moulin, Montesson (78), Professora Laura Barreira
Louna Henriques (CM2), E.P. Cofta, Meythet (74), Professor Gil Castro
Naomie Donne (CE1), E.P. Romain Rolland, Saint Martin-d’Hères (38), Professora Hedna Torres
_____________Concurso fotográfico de leitura
1º Prémio:
Ana Carolina França Marques (4ème), Collège Jean-Moulin, Chaville (92), Professora Ana Cristina Martini
2º Prémio:
Hugo Saavedra (Terminale), Liceu Internacional de Saint Germain-en-Laye (78), Professora Carla Lourenço
3º Prémio:
Francesco Bogoni (Terminale), Liceu Internacional de Saint Germain-en-Laye (78), Professora Carla Lourenço
Menções honrosas:
Helena Peneda Rodrigues (1ère), Centre culturel lusophone de Morsang-sur-Orge (91), Professora Benvinda Sousa
Léa Castro Ribeiro (2nde), Lycée Masséna, Nice (06), Professora Elisabete Calvinho Afonso
Léane de Abreu (5ème), Collège Jean Moulin, Chaville (92), Professora Ana Cristina Martini
Leticia Alves Gonçalves (3ème), Liceu Internacional de Saint Germain-en-Laye (78), Professora Isabel Pereira da Costa
Lucas Nogueira (Terminale), Liceu Internacional de Saint Germain-en-Laye (78), Professora Carla Lourenço
Victória Gomes (1ère), Liceu Internacional de Saint Germain-en-Laye (78), Professora Carla Lourenço
Clarisse Bernardino (1ère), Liceu Internacional de Saint Germain-en-Laye (78), Professora Carla Lourenço