Teatro de Balugas de Braga no “Mondial du Théâtre” no Mónaco

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

 

A Companhia de teatro de Barcelos representou Portugal no maior e mais importante festival de teatro amador do mundo.

Há mais de 30 anos que o Mondial du Théâtre não recebia uma companhia de teatro portuguesa. Criado em 1957, o certame realiza-se, de quatro em quatro anos, no Principado do Mónaco e contou com o espetáculo “Pão Nosso” do Teatro de Balugas (Barcelos), na sua 17ª edição, realizada de 17 a 22 de agosto de 2021.

O festival contou com 13 espetáculos de países como Bélgica, Cuba, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Hungria, Itália, Lituânia, Portugal e República Centro-Africana, que foram apresentados no Théâtre des Variétés e Théâtre Princesse Grace, sendo neste último palco que a peça portuguesa esteve em cena nos passados dias 18 e 19 de agosto.

A peça de teatro “Pão Nosso”, com texto e encenação de Cândido Sobreiro, fala-nos da aldeia de Balugães (Minho), terra onde já se amassou muito pão e onde se talharam muitas gamelas de pinho. O pão era o sustento, as gamelas também. Uma relação de pequenas histórias que contam mais do que o artefacto, o alimento, o labor. Uma recolha de memórias, ladainhas, cantigas e ofícios, recuperando utensílios e articulando artisticamente com a comunidade a criação do espetáculo. A partir daqui, o Teatro de Balugas aborda de uma forma teatral e poética o ciclo do pão na aldeia, reconstruindo-o a partir de princípios diferentes não tradicionais e quase oníricos.

O trabalho da companhia de teatro minhota, vencedor do CONTE 2020 – Concurso Nacional de Teatro com o Prémio Ruy de Carvalho para melhor espetáculo, é uma vez mais premiado internacionalmente, depois de ter sido um dos três espetáculos finalistas nomeados para Melhor Espetáculo Internacional nos prémios Escenamateur da Confederação de Teatro Amador em Espanha, selecionado para o Festival Transfronteiriço de Teatro Amador PLATTA, e um dos representantes de Portugal no Festival Ibérico de Teatro Amador, ambos festivais também realizados em Espanha. A peça de teatro foi também selecionada para o Red Apple International Theater Festival, no Sri Lanka, e venceu o Concorso Teatrale Internazionale “Città di Chivasso”, para melhor espetáculo, em Itália.

 

[pro_ad_display_adzone id=”37509″]