Uma senha ser-lhe-á enviada por correio electrónico.

Temporada’22: Presidente do Instituto Camões na Casa de Portugal André de Gouveia e a Secção internacional portuguesa do Liceu Montaigne

Ensino

 

O Presidente do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., Embaixador João Ribeiro de Almeida, deslocou-se a Paris, nos dias 11, 12 e 13 de fevereiro, para a abertura oficial da Temporada Portugal-França 2022, da qual o Camões, I.P. é um dos operadores oficiais.

Os vários eventos que fizeram parte da abertura oficial contaram com presenças portuguesas ao mais alto nível, o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, o Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva e a Ministra da Cultura, Graça Fonseca, entre outros.

A abertura oficial da Temporada teve início com um jantar oficial no Palácio do Eliseu a convite do Presidente da República Francesa, Emmanuel Macron, na sexta-feira, 11 de fevereiro. No sábado, dia 12, o Embaixador Ribeiro de Almeida esteve presente na inauguração oficial da instalação de Pedro Cabrita Reis, “As três Graças”, no Jardin des Tuilleries e à noite assistiu ao concerto de abertura oficial da Temporada, na Philarmonie de Paris, com Maria João Pires e a Orquestra Gulbenkian.

No âmbito da sua deslocação a Paris, João Ribeiro de Almeida aproveitou a oportunidade para visitar a Secção internacional portuguesa do Liceu Montaigne e a Casa de Portugal André de Gouveia da Cité International Universitaire de Paris, acompanhado pela Coordenadora do ensino português em França, Adelaide Cristóvão, na sexta-feira, dia 11 de fevereiro.

Na Casa de Portugal foi recebido pela Diretora da Casa e Leitora Camões na Universidade de Paris 8, Ana Paixão, pelo Leitor Camões da Universidade Paris Nanterre e responsável da Cátedra Lindley Cintra, José Manuel Esteves e pelas Comissárias da exposição: “What is the colour of the green?” de Gabriela Albergaria, que aí inaugurara na véspera, no âmbito da Temporada Portugal-França 2022.

Após a visita à exposição, o Presidente do Instituto Camões foi recebido pelas responsáveis da Biblioteca Gulbenkian que, desde 2020, se encontra instalada na Casa de Portugal podendo assim apreciar o espólio e as coleções desta que é a maior biblioteca portuguesa no estrangeiro.

Seguidamente foi recebido pelo Comité de residentes da Casa de Portugal com os quais dialogou sobre os percursos pessoais e a experiência destes enquanto residentes.

Antes ainda do jantar no Elysée, o Embaixador Ribeiro de Almeida visitou o Liceu Montaigne onde foi recebido pelo Proviseur deste estabelecimento, frequentado por uma centena de alunos na Secção internacional portuguesa aí existente. Para além da Coordenadora do ensino, acompanhavam-no igualmente a Adjunta de Coordenação, Isabel Sebastião, José Manuel Esteves e Ana Paixão. Após um breve diálogo com o Proviseur do Liceu, M. Aubernon, no qual foram evocados os 20 anos que celebra a Secção internacional portuguesa, João Ribeiro de Almeida teve um encontro com os alunos da Secção.

Os cerca de sessenta alunos presentes aceitaram participar de forma espontânea e muito viva num diálogo com o Presidente do Camões, I.P., sobre as motivações que os movem na aprendizagem do português e sobre a importância que tem para eles a língua portuguesa. Os alunos foram sensíveis à ideia de que também eles são “embaixadores da língua portuguesa”, repto que lhes foi lançado pelo Presidente do Camões, I.P. e deram mostras do agrado por esta nova missão que lhes foi atribuída.

Estiveram igualmente presentes neste encontro, os professores da Secção portuguesa, os professores de História e Geografia, Carlos Abreu, que é também Adjunto de Coordenação, e Paula Marques, igualmente da rede Camões, I.P., bem como a professora de Língua e Literatura Portuguesa, do Ministério da educação francês, Célia Pires.

O Presidente do Camões, I.P. agradeceu o empenho e apoio da Associação de pais cuja Presidente, Karina de Barros, fez questão de estar presente neste encontro.

 

Donativos LusoJornal
X