Lusa - PR / Luís Ochôa

Temporada’22: Presidente Marcelo Rebelo de Sousa em Brest e em Paris

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

 

 

O Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa chega a França esta tarde, vai participar amanhã na conferência “One Ocean Summit 2022” no Les Ateliers des Capucins, em Brest. Depois vem para Paris onde vai participar no jantar oferecido pelo Presidente francês Emmanuel Macron, por ocasião da abertura da Temporada França-Portugal.

Na cimeira de Brest, além do Presidente francês, a lista de Chefes de Estado e de Governo presentes inclui os Chefes de Estado do Egito, da Colômbia, de Chipre, do Gana, da Namíbia, da Tanzânia e das Seicheles e os Primeiros-Ministros da Croácia, da Irlanda, de Malta, da Noruega e de Marrocos.

Com a Cimeira “Um oceano”, em Brest, a França pretende impulsionar a agenda europeia e internacional para as questões marítimas, em defesa da biodiversidade dos ecossistemas marinhos, ameaçados pela sobre-exploração, pela poluição e pelos efeitos das alterações climáticas.

A lista de participantes nesta cimeira inclui também, entre outros, os Presidentes da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e do Conselho Europeu, Charles Michel, e o enviado especial dos Estados Unidos para o clima, John Kerry.

No sábado, Marcelo Rebelo de Sousa participará, em Paris, na inauguração da instalação “As Três Graças”, de Pedro Cabrita Reis, nos Jardins des Tuilleries, e num concerto da pianista Maria João Pires, acompanhada pela orquestra da Fundação Gulbenkian, na Philharmonie de Paris, Grande Salle Pierre Boulez.

Os dois eventos têm lugar no quadro da Temporada França-Portugal, organizado pelos dois países durante os próximos 9 meses.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]