LusoJornal / António Borga

Ténis: João Sousa e Lucas Pouille em duelo no US Open

Na terceira ronda do torneio norte-americano de ténis, o US Open, vamos assistir a um duelo entre um atleta português e um francês, João Sousa frente a Lucas Pouille.

Um encontro raro, sobretudo num torneio do Grand Slam, e que pode dar acesso aos oitavos-de-final do US Open que decorre até dia 9 de setembro.

Para chegar à terceira ronda da prova, João Sousa superou em três sets o espanhol Marcel Granollers, com parciais de 6-2, 6-2 e 6-3 na ronda inaugural, antes de eliminar o espanhol Pablo Carreño-Busta, 12° do mundo. O jogador português liderava o quinto set por 3-0 quando o espanhol abandonou por lesão, pelo que o vimaranense venceu pelos parciais de 4-6, 6-3, 5-7, 6-2 e 3-0, numa altura em que o encontro já registava três horas e 11 minutos.

Quanto a Lucas Pouille, derrotou na primeira ronda o alemão Yannick Maden em três sets pelos parciais de 7-6, 6-2 e 7-5, antes de eliminar o cipriota Marcos Baghdatis em quatro sets pelos parciais de 6-7, 6-4, 6-4 e 6-3.

De notar ainda que os dois atletas apenas se defrontaram uma vez, em 2013, num challenger na Itália, no torneio de Todi, e o vencedor acabou por ser João Sousa em dois sets pelos parciais de 6-4 e 7-5 em 1 hora e 45 minutos.

João Sousa, 68° mundial, vai ter uma tarefa algo complicada, ele que já eliminou o 12° mundial, terá agora pela frente o francês que ocupa atualmente o 17° lugar nesse ranking da ATP.

O vencedor deste confronto vai medir forças com o vencedor do encontro entre o sérvio e antigo número um mundial, Novak Djokovic, e o francês Richard Gasquet.