Todos os alunos com opção de Português obtiveram o BAC

Os alunos que passaram as provas de “Option Internationale du Bac” – Português ficaram todos aprovados no exame final, permitindo assim o acesso ao ensino superior.

Segundo a Coordenadora do Ensino do Português em França, Adelaide Cristóvão, “Este ano, na sessão OIB – português 2017, houve 80 candidatos e a percentagem de aprovações foi de 100%”.

Estes alunos, para além dos exames que têm que realizar, em função da especialidade (Literária, Económica e Social e Científica), “realizam também exames de Literatura Portuguesa e de História e Geografia. Cada um destes exames é composto de uma prova escrita (duração de 4h00) e de uma prova oral”, explicou a Coordenadora.

Mas para além do facto de todos terem passado o exame, o número de “mentions” também foi impressionante. O LusoJornal conseguiu obter os resultados das 5 Secções internacionais portuguesas em França:

No Lycée Balzac de Paris: 9 candidatos (todos aprovados, 5 com “mention”)

No Liceu Montaigne de Paris: 14 candidatos (todos aprovados, 13 com “mention”)

No Liceu Internacional de Saint Germain-en-Laye (78): 33 candidatos (todos aprovados, 27 com “mention”)

Na Cité Scolaire Internationale de Lyon (69): 13 candidatos (todos aprovados, 10 com “mention”)

Na Cité Scolaire Internationale Europole de Grenoble (38): 11 candidatos (todos aprovados, 9 com “mention”).

“A percentagem de aprovações é normalmente muito elevada ou mesmo de 100%, como este ano. Na sessão de 2016, por exemplo, em 81 candidatos houve apenas uma reprovação”, concluiu Adelaide Cristóvão.

O ensino do português nas Secções internacionais é um ensino de qualidade proposto pelo sistema educativo francês e apoiado pelo Governo português. As Secções internacionais portuguesas preparam os alunos para os exames de Língua e Literatura portuguesa e de História e Geografia. O OIB (Opção Internacional do Baccalauréat) constitui uma mais valia para o acesso aos melhores estabelecimentos de ensino superior e abre portas no mercado de trabalho.