Toulouse: Festa de São João organizada pela ASFP Lusitanos em Saint Alban

[pro_ad_display_adzone id=”41080″]

 

O ASFP Lusitanos organizou nos passados dias 25 e 26 de junho as tradicionais festas de São João, na vila de Saint Alban, na região de Toulouse.

Com o apoio da Mairie local, e num espaço com condições excelentes para fazer face a adversidades meteorológicas, como se vieram a verificar no sábado à noite, a associação portuguesa organizou um dos maiores eventos do ano na região. O Presidente Martinho Carneiro estima que terão passado no evento, durante os dois dias, “perto de 1.000 pessoas”.

Com início no sábado de manhã com o serviço de almoços por parte da organização e nomeadamente dos restaurantes participantes, com origens em Cabo Verde, Angola e Portugal, os primeiros visitantes começaram a chegar.

Durante a tarde do mesmo dia realizou-se o tradicional Torneio de malha, antecipando assim a maior enchente da festa, pelas centenas de jantares servidos e pela sala lotada para assistir ao artista Luís Filipe Reis. Antes deste, atuaram os cantores Tony e Sónia.

A organização adianta que durante os dois dias foram consumidos 150kg de frango e 150kg de sardinhas.

Já no domingo, iniciou-se a sardinhada de São João, no final da manhã, sendo seguida da atuação do grupo de concertinas Alegria do Minho de Pau e do Grupo Folclórico Português, também da Alegria do Minho, da mesma cidade.

Durante a tarde atuaram ainda os grupos folclóricos Violetas de Toulouse e Vila Rosa de Toulouse.

O Presidente do ASFP Lusitanos, adianta que “o balanço é bastante para este primeiro ano e para um pós-Covid. Tivemos centenas de pessoas a dar feedback positivo a todo o evento. Esperamos e tentaremos no próximo ano fazer ainda melhor e corrigir o que houver a corrigir. Deixo ainda uma palavra para todos os patrocinadores do evento, tanto da Comunidade portuguesa como empresas apenas de origem francesa. Com estes parceiros tudo se torna mais fácil”.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]