Lusa / Hugo Delgado

10 Junho: Marcelo Rebelo de Sousa cancela comemorações em Bruxelas

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

 

As comemorações do 10 de Junho em Bruxelas foram canceladas por decisão do chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, em acordo com o Governo, devido à situação sanitária local, informou a Presidência da República.

A assessoria de comunicação da Presidência da República confirmou o cancelamento das comemorações do Dia de Portugal junto dos Portugueses residentes na Bélgica, que tinham sido anunciadas em março. “O Presidente da República, em acordo com o Governo, decidiu cancelar as celebrações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas previstas para Bruxelas face à situação sanitária na capital da Europa”, lê-se na resposta enviada à Lusa.

Com esta decisão, o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas será apenas celebrado na Madeira, sem comemorações no estrangeiro pelo segundo ano consecutivo.

Em 2020, devido à pandemia de Covid-19, o Chefe de Estado cancelou as comemorações do Dia de Portugal que estavam previstas para a Madeira e a África do Sul e optou por assinalar a data com uma “cerimónia simbólica” no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, apenas com os dois oradores e seis convidados.

No seu primeiro ano de mandato, Marcelo Rebelo de Sousa lançou com o Primeiro Ministro, António Costa, um modelo original de celebração do 10 de Junho, com cerimónias em território nacional e junto de Comunidades emigrantes no estrangeiro com a participação de ambos

Em 2016, as comemorações realizaram-se em Lisboa e Paris, em 2017 começaram no Porto e prosseguiram no Rio de Janeiro e em São Paulo, no Brasil, em 2018 foram entre Ponta Delgada, nos Açores, e a Costa Leste dos Estados Unidos da América, e em 2019 tiveram início em Portalegre e terminaram em Cabo Verde, na Praia e no Mindelo.

 

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]