110 crianças de França vão praticar a língua e descobrir a cultura portuguesa


A Coordenação das Coletividades Portuguesas de França (CCPF) vai organizar, de 13 a 20 de abril, pela 6ª vez, uma Semana de imersão linguística em Portugal, com 110 alunos de português em França, dos 7 aos 13 anos.

Esta semana vai ser organizada em parceria com a Quinta da Escola – Centro de Educação Ambiental, Alvados, no Parque natural da Serra de Aire e Candeeiros e com o Comité de geminação de Le Plessis-Trévise, cidade da região parisiense geminada com Ourém desde 1992.

Este projeto pedagógico visa a promoção da língua e a descoberta da cultura portuguesa junto das crianças da Comunidade em França, e tem como objetivo estimular e consolidar os vínculos à cultura portuguesa para despertar um interesse cada mais crescente para a língua e cultura portuguesa na Comunidade lusodescendente.

Este projeto reúne alunos de diferentes regiões de França, da Região parisiense à Haute Savoie e Grenoble e proporciona a estes jovens uma experiência de total imersão linguística e cultural portuguesa.

As visitas culturais e as diferentes atividades lúdicas permitirão o desenvolvimento deste vínculo e o enriquecimento do conhecimento de Portugal e da Revolução dos Cravos. Uma atividade de evocação do cinquentenário do 25 de Abril será realizada e prolongada com a realização de uma exposição utilizada nas celebrações deste evento na Comunidade portuguesa em França da região parisiense.

As visitas guiadas ao Parque natural da Serra de Aire e às grutas de Santo António, darão a conhecer o património natural português. A atividade de limpeza da praia de São Martinho, proporcionará uma tomada de consciência da poluição marinha por plásticos, a urgência do respeito pela natureza e pela proteção dos oceanos. A visita guiada ao Oceanário de Lisboa com um atelier de sensibilização ao meio ambiente, permitirá aos alunos a tomada de consciência das consequências do aquecimento global.

A visita à cidade de Ourém e do seu castelo, no âmbito da geminação, permitirá a promoção do intercâmbio entre os alunos da Comunidade portuguesa das duas cidades geminadas: Ourém e Le Plessis-Trévise.

Na cidade de Ourém e em São Martinho do Porto, os alunos farão entrevistas aos habitantes sobre o 25 de Abril para constituirem o material da exposição.

Este tipo de projeto com os jovens desta faixa etária suscita grande interesse na Comunidade portuguesa.

Os alunos serão acompanhados por vários professores de português da região parisiense como Adelino de Sousa e Carlos Vilela, do professor Gil Batista da Haute Savoie e também pela Presidente da CCPF, Marie-Hélène Euvrard. Em Portugal os alunos serão monitorizados por uma equipa de 14 animadores da Quinta da Escola.

As diferentes tarefas propostas durante a semana vão estimular o uso da língua nas situações quotidianas e criar condições para o desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos.

Para ajudar financeiramente as famílias a participar neste projeto, a CCPF fez um pedido de subsídio à Direção Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas (DGACCP). “Teremos a resposta a este pedido no próximo mês de maio” explica ao LusoJornal a Presidente desta instituição.

.

As inscrições dos alunos para para participar neste projeto estão abertas até dia 20 de janeiro.

Contactos:

Adelino Oliveira de Sousa, Professor de Português: 06.30.69.52.84

Marie-Hélène Euvrard, Presidente da CCPF: 06.86.08.26.20