LusoJornal | Mário Cantarinha

25 de Abril: 50 anos / 50 testemunhos – Ilda Nunes


25 de Abril de 1974, Portugal livre da ditadura!

Foi o meu irmão que me deu a boa notícia por telefone. No início, parecia-nos mentira. Mas, à medida que o dia ia avançando, chegaram mais notícias que confirmavam que era verdade, que Portugal estava a viver momentos históricos. O povo estava na rua, apoiava o Exército! A democracia ia ser possível em Portugal!

Mesmo se pessoalmente nunca fui privada de liberdade, o 25 de Abril de 1974 é para mim, sinónimo de Liberdade. Abriu-nos novos horizontes! Todos os cidadãos portugueses puderam, desde então, circular dentro ou fora do país sem quaisquer restrições. Dizer ou até mesmo gritar que não estão de acordo com as decisões do governo sem temer ser apreendidos.

Infelizmente, nestes últimos tempos, muitas pessoas parecem ter esquecido o que era a situação vivida em Portugal antes do 25 de Abril… Esperemos que a memória deles regresse e, que ajam para que Portugal nunca mais viva um período de terror, como aconteceu antes daquele dia memorável!

25 de Abril, sempre!

.

Ilda Nunes

Provedora da Santa Casa da Misericórdia de Paris

.

“25 de Abril: 50 anos / 50 testemunhos” é uma iniciativa do fotógrafo Mário Cantarinha, em parceria com o LusoJornal.

Mário Cantarinha escolheu 50 personalidades da Comunidade portuguesa de França, 25 homens e 25 mulheres. Alguns destes testemunhos já foram utilizados para uma exposição há 10 anos. O LusoJornal publica agora os 50 testemunhos, um por dia, até ao dia 25 de abril de 2024.