LusoJornal | Mário Cantarinha

25 de Abril: 50 anos / 50 testemunhos – José Barros


No 25 de Abril de 74 tinha um encontro com um militante da associação “A Liga Portuguesa do Ensino e da Cultura Popular” na “Gare du Nord” para uma reunião sobre o Movimento associativo português. Esperava por aquele amigo no princípio da linha e, quando o avistei ao longe no cais, entre a multidão de viageiros que chegavam, fiz-lhe o gesto do V de vitória com a mão. Ouvira a rádio francesa anunciar um golpe de Estado e o jornalista dizia que as ruas de Lisboa estavam cheias de gente a apoiar os soldados. O meu amigo, todavia, ao aproximar-se aconselhou-me a calmar o meu entusiasmo porque não havia certezas do que poderia acontecer…

Nos dias que seguiram houve uma manifestação nas proximidades do Consulado de Paris onde participei com muitas centenas de portugueses…

.

José Barros

Dirigente associativo

.

“25 de Abril: 50 anos / 50 testemunhos” é uma iniciativa do fotógrafo Mário Cantarinha, em parceria com o LusoJornal.

Mário Cantarinha escolheu 50 personalidades da Comunidade portuguesa de França, 25 homens e 25 mulheres. Alguns destes testemunhos já foram utilizados para uma exposição há 10 anos. O LusoJornal publica agora os 50 testemunhos, um por dia, até ao dia 25 de abril de 2024.