LusoJornal | Mário Cantarinha

25 de Abril: 50 anos / 50 testemunhos – José Cardina


25 de Abril de 1974, quinta-feira. Um rapaz de 12 anos sai da escola e dirige-se para a paragem do autocarro a fim de voltar para casa como todos os dias. Inabitualmente, as pessoas que cruza na rua cantam “Grândola, Vila Morena” e “O povo unido jamais será vencido” e ele pergunta-se porquê?

«Viva a liberdade» dizem as pessoas. O que se passa? Vamos ocupar as propriedades dos ricos para fazer infantários, agora somos livres, diz o povo e o jovem seguia o movimento, os militares têm os cabelos longos e um cravo vermelho na extremidade da arma e o jovem continua sem compreender.

Acabou a PIDE! O que é isso? A Polícia de Estado? Para que serve?

Este jovem cresceu, estudou a história, os factos, visitou os lugares de tortura desta famosa Polícia e compreendeu o que viveu sem saber.

Este jovem era eu. Festejo esta data para que a memória não se apague, para honrar os que deram a vida pela liberdade, e para que ninguém volte de novo a sofrer do Fascismo.

.

José Cardina

Antigo Presidente da CCPF

.

“25 de Abril: 50 anos / 50 testemunhos” é uma iniciativa do fotógrafo Mário Cantarinha, em parceria com o LusoJornal.

Mário Cantarinha escolheu 50 personalidades da Comunidade portuguesa de França, 25 homens e 25 mulheres. Alguns destes testemunhos já foram utilizados para uma exposição há 10 anos. O LusoJornal publica agora os 50 testemunhos, um por dia, até ao dia 25 de abril de 2024.