LusoJornal | Mário Cantarinha

25 de Abril: 50 anos / 50 testemunhos – José de Paiva


No dia 25 de Abril de 1974 estava na Dinamarca, onde exercia as funções de responsável de marketing no Portugisiske Handelsburo, escritório do Fundo de Fomento de Exportação (depois ICEP). Alguém telefonou de Lisboa a dar a informação de que tinha havido um movimento revolucionário, mas depois era muito difícil ligar para Portugal para ter outras notícias. Corri para casa, a televisão dinamarquesa mostrava imagens, a preto e branco, sobre a Revolução, mas… em dinamarquês.

Fui confortado pelas imagens evidentes de alegria da população portuguesa, dos ajuntamentos imensos e pacíficos, das vozes dos manifestantes cantando “Grândola, Vila Morena”, ou das vendedoras do Rossio a oferecerem cravos.

Três dias depois, no dia 28 de abril, apanhei um avião para Portugal, o aeroporto estava ocupado pelas Forças Armadas e vi como se respirava a liberdade (como diz o poeta).

.

José de Paiva

Ex-Cônsul Honorário de Portugal em Orléans

.

“25 de Abril: 50 anos / 50 testemunhos” é uma iniciativa do fotógrafo Mário Cantarinha, em parceria com o LusoJornal.

Mário Cantarinha escolheu 50 personalidades da Comunidade portuguesa de França, 25 homens e 25 mulheres. Alguns destes testemunhos já foram utilizados para uma exposição há 10 anos. O LusoJornal publica agora os 50 testemunhos, um por dia, até ao dia 25 de abril de 2024.