Paris decidiu atribuir o nome de Aristides de Sousa Mendes ao passeio central do Boulevard de Batignoles

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

 

A Mairie de Paris decidiu esta tarde, por unanimidade, atribuir o nome de Aristides de Sousa Mendes a um dos passeios do Boulevard de Batignoles, em Paris. A proposta foi apresenta esta tarde e apoiada pela Maire Adjointe Laurence Patice, com o pelouro da Memória e pelo Maire Adjoint Hermano Sanches Ruivo, com o pelouro da Europa.

O boulevard de Batignoles tem um terreno central que até aqui não tinha nome. O espaço situado praticamente entre as estações de Metro Villiers e Rome – mais propriamente entre a rue Andrieux e a praça Prosper Goubaux – vai passar a ter o nome do antigo Cônsul de Portugal em Bordeaux durante a II Guerra Mundial, conhecido por ter emitido vistos que salvaram milhares de pessoas, muitas delas judias, que fugiam à invasão das forças Nazis.

Durante a sessão foi lembrado o percurso de Aristides de Sousa Mendes e a sua nomeação para Bordeaux em 1938. Foi também lembrado que, em 1966, o Memorial de Yad Vashem, em Israel, considerou-o um «Justo entre as Nações» e a recente entrada no Panteão Nacional português.

Na sua intervenção, Hermano Sanches Ruivo, lembrou o ato de “desobediência” de Aristides de Sousa Mendes às ordens de Salazar e lembrou que o próprio General Leclerc, foi para Londres ao encontro do General De Gaule graças aos vistos de Aristides de Sousa Mendes. Mais tarde, foi o herói da libertação de Paris. Por isso a capital francesa deve-lhe esta homenagem e o Maire-Adjoint franco-português concluiu a intervenção com um “Obrigado”, em português.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]