7ª Festa das Castanhas em Neuilly-sur-Seine

Pelo 7° ano consecutivo, a Associação Cultural Portuguesa de Neuilly-sur-Seine (92) vai organizar a Festa das Castanhas, na Esplanade du Souvenir Français, em plena avenida Charles de Gaulle, a avenida que continua os Champs Elysées até La Défense. Aliás, não muito longe do busto de Eça de Queirós, porque o escritor viveu (e morreu) naquela cidade dos arredores de Paris, quando foi Cônsul Geral de Portugal em Paris.

Como todos os anos, as castanhas vêm de Chaves.

O fundador José Leite e toda a equipa da associação, incluíndo a atual Presidente Isabel Leite, tentam há vários anos uma aproximação mais formal entre as duas cidades. Neuilly-sur-Seine foi a cidade onde Nicolas Sarkozy foi Maire e o antigo Presidente da República frequentava as atividades da associação portuguesa. Atualmente, um dos Deputados municipais é o antigo Embaixador de França em Portugal, Patrick Gautrat.

Aliás o Maire da cidade, Jean-Christophe Fromantin, fala português por ter vivido alguns anos no Brasil.

Mas a geminação acabou por nunca ter acontecido, apesar de várias ações organizadas entre as duas cidades e de algumas viagens de delegações dos dois municípios.

Na Festa das Castanhas desta tarde, para além das castanhas, haverá também a venda de produtos regionais de Chaves, como enchidos, doces e vinhos, mas a associação promete também muita música… salvo se o S. Pedro decidir pregar uma rasteira à festa de S. Martinho!