Fadista Duarte atua na Ópera de Montpellier

O fadista Duarte atua no sábado na Ópera de Montpellier, no sudoeste de França, onde vai apresentar o seu mais recente álbum, «Só a Cantar», editado em fevereiro último.

O fadista é acompanhado no palco gaulês pelos músicos Pedro Amendoeira, na guitarra portuguesa, e João Filipe, na viola, e em declarações à Lusa adiantou que «o alinhamento assenta no disco novo, e serão incluídos os temas mais marcantes de todos os outros discos, como ‘Mistérios de Lisboa’ e ‘Fado Escorpião’».

«O tema ‘Covers’, do mais recente CD, tem sido o mais mediático em França, uma vez que trata a temática de um fado e de uma Lisboa tantas vezes repetida, alertando para o perigo da perda de identidade do fado e da cidade», disse o fadista.

Segundo a sala francesa, Duarte «é um dos artistas mais emblemáticos da jovem geração do fado, que canta o fado tradicional com uma precisão e maturidade raras, mas que se distingue pelas composições originais, tanto ao nível musical como ao nível dos textos, com esplêndidos poemas e melodias impregnados de tristeza e melancolia, na linha pura de fado».