Ensino: Estão abertas as inscrições para a Secção Internacional Portuguesa de Saint Germain-en-Laye

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

Estão abertas as inscrições para a apresentação de candidaturas para o ano letivo 2021-22 na Secção Portuguesa do Liceu Internacional de Saint Germain-en-Laye (78).

As Secções Internacionais constituem um dispositivo de ensino em que os alunos cumprem o programa de estudos da República francesa acrescido do ensino da Língua e Literatura e a História do país da Secção, neste caso Portugal, embora em Saint Germain-en-Laye haja Secções de vários outros países.

No Liceu internacional, os alunos beneficiam assim de um suplemento de 6 horas semanais, desde a “Moyenne Section”, no pré-primário, até à classe de “Troisième” no Colégio, para estudo das matérias da Secção. A partir de “Seconde” e até à “Terminale”, o estudo das matérias de Secção passa a 8 horas semanais.

Este percurso é validado pelo diploma da “Option Internationale du Baccalauréat” (OIB).

A Secção Portuguesa foi criada em 1973, trata-se de ensino público, gratuito e proporciona aos alunos um “ensino de excelência”.

Como todas as “Grandes Sections”, a Secção Portuguesa de Saint Germain-en-Laye funciona não apenas nas instalações do Liceu Internacional, mas também em dois estabelecimentos exteriores: a Escola “Maternelle” e Primária Normandie-Niémen e o Colégio Pierre et Marie Curie (para os níveis de 6ème a 3ème), na cidade vizinha de Le Pecq (78).

As inscrições para os candidatos residentes em França encontram-se abertas desde o dia 11 de janeiro e vão até 12 de março. O dossier de candidatura inclui vários documentos administrativos cuja lista pode ser consultada no site internet da Secção portuguesa ou no da Coordenação do Ensino Português de França.

“Os candidatos devem apresentar também a cópia dos boletins de avaliação dos últimos três anos letivos. Uma vez efetuada a inscrição, realizarão provas de Língua portuguesa, escrita e oral, cujas datas constam nos sítios internet que acabamos de referir” explica ao LusoJornal José Carlos Janela, o Diretor da Secção Portuguesa. “Para os candidatos que vêm do estrangeiro, o prazo de inscrição alarga-se até final do ano letivo. Todavia, devem manifestar-se quanto antes, sem esperar pelo fim do ano escolar”.

Para os alunos não-francófonos, existem no Liceu Internacional as turmas de “Français Spécial”. “Também os postulantes a estas turmas devem inscrever-se quanto antes” acrescenta José Carlos Janela.

 

Infos: 01.34.51.53.57

www.sectionportugaise.com

www.epefrance.org

 

[pro_ad_display_adzone id=”38158″]