Eleições para o CCP: Duas listas candidatas na área consular de Paris


O experiente Paulo Marques, há muitos anos Conselheiro das Comunidades, e o outsider João Martins Pereira, são os dois cabeças de lista às eleições para o Conselho das Comunidades Portuguesas (CCP) no círculo eleitoral da gigantesca área consular de Paris, que vai eleger 7 Conselheiros.

.

Para além de ser Conselheiro das Comunidades, e até membro do Conselho Permanente do CCP, Paulo Marques é Maire-Adjoint em Aulnay-sous-Bois e é o Presidente da Cívica, a associação dos autarcas franceses de origem portuguesa. Enquanto Conselheiro, é membro do Conselho Económico e Social e também do Conselho de Opinião da RTP.

A lista integra ainda Odete Fernandes Mendes, Maire Adjointe de Drancy e apresentadora do programa “Só Fado” na rádio Alfa; Fernando Rodrigues, dirigente associativo e Conselheiro municipal de Meaux; Christine Alves, Presidente da Rádio Arc en Ciel em Orléans; Pedro Capitão, autarca em Chilly-Mazarin; Rosa André, Conselheira municipal em Saint Germain-en-Laye; Henrique dos Santos Neto, autarca em Mézières-sur-Oise.

Quanto aos candidatos suplentes, a lista conta com Elodie Francisco, jovem dirigente associativa em Paris; José Ferreira, empresário e ex-autarca em St- Fargeau Ponthierry; Sandra de Pina Semedo, dirigente associativa e ex-autarca em La Verrière; Manuel Aparício, autarca em St Crépin Ibouvillers (e foi Conselheiro das Comunidades por um momento, em substituição do Conselheiro Carlos dos Reis); Josefina Rodrigues, dirigente associativa em Ozoir-la-Ferrière e membro da Academia do Bacalhau de Paris; David Gomes, Maire Adjoint em La Chapelle Saint Mesmin e antigo Conselheiro das Comunidades e Sandrine Carneiro, autarca em Plaisir e atual Conselheira das Comunidades.

.

João Martins Pereira é Conselheiro municipal da oposição em Charenton-le-Pont e exerce funções no Partido Socialista a nível europeu, para além de ser executivo financeiro num banco público francês. Esta é a primeira vez que concorre ao Conselho das Comunidades Portuguesas.

Da lista fazem parte Emília Ribeiro, autarca em Les Ulis e dirigente da Coordenação das Coletividades Portuguesas de França (CCPF); António Oliveira, ex-autarca em Neuilly-sur-Marne e Secretário-coordenador da Secção do PS português em Paris; Sandra Canivet da Costa, fundadora da editora Cadamoste; Mathias Isidoro, Presidente da associação portuguesa de St Brice-sous-Forêt; Gracinda Marinhão, advogada aposentada; e Luís Fernandes, trabalha na Campus France e cofundador da Association Isséenne de Secours et Sauvetage (AISS) da qual é atual Vice-presidente.

Quanto aos candidatos suplentes, a lista conta com Suzette Fernandes, Presidente da associação de solidariedade Les Hiron’Ailles; Maxime Rodrigues, membro eleito do Conselho de Administração da Universidade de Limoges; Virginie Ferreira, Conselheira municipal em Nantes; António Nogueira, psicólogo; Olinda Sobreira, empresária e ex-dirigente associativa; Fernando Silva, antigo dirigente da Coordenação das Coletividades Portuguesas de França (CCPF) e Lia Gomes, radialista.

.

O prazo para entrega das listas de candidatos acabou ontem, dia 6 de novembro e as eleições, por sufrágio universal, vão ter lugar no próximo dia 26 de novembro, presencialmente, no posto consular. Podem votar todos os Portugueses recenseados no estrangeiro.

LusoJornal