Saint-Ouen inaugurou a “rue du Dr Sócrates” em homenagem ao jogador brasileiro de futebol


A Ministra francesa dos Deportos e dos Jogos Olímpicos, Amélie Oudéa-Castéra, participou este sábado, dia 30 de março, na inauguração da rue Dr. Sócrates, na Aldeia dos Atletas, em Saint-Ouen-sur-Seine, numa homenagem ao antigo jogador de futebol brasileiro Sócrates.

A inauguração foi organizada pelo Maire de Saint-Ouen, Karim Bouamrane e pelo Maire-Adjoint com o pelouro do desporto Lamine Amimer, na presença do antigo jogador do PSG, Raí, irmão de Sócrates, do Embaixador do Brasil em França Ricardo Neiva Tavares, de Paulo Wanderley Teixeira, Presidente do Comité Olímpico do Brasil e do Presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

Sócrates Brasileiro Sampaio de Sousa Vieira de Oliveira nasceu no dia 19 de fevereiro de 1954, em Belém do Pará. Começou a sua carreira desportiva quando já tinha 20 anos, em 1974, no Rio de Janeiro, mais tarde vestiu a camisola do Corinthians, em São Paulo e tornou-se num dos maiores nomes da Seleção brasileira. Participou, com as cores canarinhas nos Mundiais de 1982 et 1986.

Mas Sócrates é também um reconhecido médico e um promotor da democracia durante a ditadura brasileira. “Prestar homenagem a Sócrates é prestar homenagem a um defensor da Democracia, da República, um homem que quer um mundo melhor. Deixámos aqui uma mensagem que Saint-Ouen está em perfeita sintonia com os valores defendidos por Sócrates” disse o Maire Karim Bouamrane.

Sócrates esteve representado por alguns elementos da família, nomeadamente pelo irmão Raí Souza Vieira de Oliveira, também ele internacional brasileiro e antigo jogador do Paris-Saint-Germain nos anos 90. “Esta é a primeira rua no mundo com o nome de Sócrates, no coração da Aldeia dos Atletas, no coração dos Jogos Olímpicos” confirmou Raí. “Homenagear os valores de justiça social que o meu irmão representa é, para nós, emocionante”.

Raí foi Campeão do Mundo de Futebol em 1994 e é “um verdadeiro embaixador e ator da parceria ‘Brésil-sur-Seine’”.

Depois da inauguração da rue du Docteur Sócrates, seguiu-se um Carnaval itinerante nas ruas de Saint-Ouen-sur-Seine e foi inaugurada uma pintura mural da artista brasileira RafaMon.

LusoJornal