Descoberta espiritual: Pastoral portuguesa de Lyon leva os meninos da catequese a Arss-sur-Formans

No sábado dia 1 de junho, a Pastoral portuguesa da cidade de Lyon, organizou um passeio onde cerca de 40 jovens entre os 10 e os 15 anos de idade, acompanhados pelos pais e pelas equipas de catequistas, tiveram a ocasião de descobrir a pequena aldeia de Ars-sur-Formans (01), terra onde o padre, hoje santo, Jean-Marie Vianney, viveu como pároco e levou uma vida de exemplo espiritual.

O padre Matteo, responsável pela Comunidade católica portuguesa de Lyon também esteve presente e pela tarde confessou os jovens que se preparam a receber a Eucaristia pela primeira vez.

Foi também ele o guia deste passeio e encantou com as suas explicações e revelações sobre este local conhecido no mundo inteiro, pois o Padre Santo é o Padroeiro dos padres confessores de todo o mundo.

As crianças puderam descobrir o local, onde ao chegar em missão, o santo Jean Marie Vianney disse ao pastorinho que após ele lhe ter indicado o caminho de Ars, ele lhe indicaria o caminho do Céus.

Ainda dentro do âmbito de descoberta, puderam visitar as casas do Presbitério que foram mantidas intactas e a nova Basílica construída ao lado da antiga igreja, onde se encontra o corpo imputrescível do Santo Padre que continua a fazer milagres de conversão e de curas corporais e mentais.

No programa do dia havia também um tempo de preparação a receberem o sacramento da confissão e um tempo de adoração do Santíssimo acompanhados com as explicações das Irmãs de S. José que os acolheram durante este dia que tinha objetivos espirituais e de descoberta turística.

“Estou muito contente em ter participado com as minhas duas filhas pois não imaginava que aqui, tão perto de Lyon, um lugar tão cheio de significação espiritual podia existir. Certamente voltarei de novo e falarei deste local as minhas amigas. Agradeço à equipa de catequistas esta boa e linda ocasião de descoberta que nos propuseram” disse Eliana, mãe de duas catequizantes que participaram neste passeio.

No domingo, dia 15 de junho, a Pastoral estará em festa das primeiras comunhões, pois no decorrer da Eucaristia dominical, 13 meninos irão comungar pela primeira vez e no domingo 23 de junho, será a festa da Crisma onde dez adultos e adolescentes receberam o sacramento da Crisma pelo bispo Planat.

Aqui se termina o ano de liturgia com as missas em português, que recomeçará depois das férias, a 15 de setembro, pelas 9h00.

LusoJornal