Delegação da Câmara e dos Bombeiros de Fornos de Algodres no aniversário dos Bombeiros de Ste Consorce


No quadro da geminação entre as duas localidades, na sexta-feira da semana passada chegou, de avião, a Lyon uma delegação de Fornos de Algodres que se deslocou a Sainte Consorce (69). Desta delegação faziam parte o Presidente da Câmara municipal de Fornos de Algodres, Manuel Fonseca e o Vice-Presidente Alexandre Lote, acompanhados pelas respetivas esposas, e também o Presidente da associação dos Bombeiros da vila portuguesa, Fernando Pompeu.

No dia anterior, já tinham chegado, por via terrestre, cinco elementos dos Bombeiros de Fornos de Algodres, que se deslocaram para participarem nas cerimónias do centenário de existência dos Bombeiros de Ste Consorce, participando nas diferentes festividades e demonstrações, feitas pelos profissionais dos socorros civis.

O programa destes dois dias foi preenchido com reuniões de trabalho, para se projetarem para o futuro verão, já que estão numa “zona com risco de incêndios florestais”. Foram também projetados intercâmbios e troca de experiências mútuas entre as duas corporações de bombeiros, uma francesa e outra portuguesa.

Durante este dia, o Capitão Georges Vericel foi promovido a Comandante, na presença de várias entidades francesas regionais.

A delegação portuguesa também foi recebida pelo Maire Jean-Marc Thimonier e pelo Presidente do Comité de geminação, Pascal Didelet. Entre almoços e visitas, houve também troca de impressões e de presentes. O Presidente da Câmara Manuel Fonseca, convidou os autarcas franceses a estarem presentes por ocasião da inauguração do novo espaço “Mercado coberto”, recentemente concluído, na vila de Fornos de Algodres. A inauguração está prevista para os dias 15 e 16 de agosto, no decorrer da Semana municipal.

“Estou bem contente por estar aqui presente mais uma vez, e é sempre com grande prazer que o farei no futuro, para usufruir do acolhimento da autarquia e em especial da população de Ste Consorce” disse o Presidente Manuel Fonseca ao LusoJornal. “Temos alguns projetos futuros a desenvolver no âmbito empresarial e também social com os jovens das nossas autarquias. Neste momento, um grupo de jovens franceses acaba de regressar às suas casas e nos finais de junho, jovens portugueses virão passar uns tempos de intercâmbios por terras de St Consorce”.

No final destes dois dias, mesmo se a meteorologia não foi muito favorável, o sorriso de contentamento mútuo era bem visível, pelo trabalho efetuado e pelos bons momentos passados entre as duas delegações. “Gostei imenso desta estadia e penso que no futuro poderemos continuar neste sentido de entendimento e de projetos mútuos” disse o Vice-Presidente da Câmara de Fornos de Algodres, Alexandre Lote.

“Estou orgulhoso de ter acompanhado o nosso amigo, capitão Georges Vericel, amigo há já dez anos, na sua promoção a Comandante da Caserna de Ste Consorce. Ele é uma pessoa com grandes valores humanos, de chefia e de acolhimento, e nós precisamos muito disso e retribuímos cada vez que nos é possível” disse por sua vez Fernando Pompeu, Presidente da associação de Bombeiros de Fornos de Algodres.

No domingo, dia 2 de junho, a visita foi concluída com um jantar que reuniu a Delegação portuguesa e todo o Comitê de geminação. A delegação esteve de regresso a Portugal na segunda-feira, pela manhã.

“Estou muito contente pelo que aqui se passou nestes dois dias e onde pudemos tirar muitas conclusões positivas para um futuro que se anuncia cheio de projetos sob o plano dos intercâmbios entre as duas municipalidades e as respetivas populações. Tenho também de assinalar a presença do Conselheiro das Comunidades Portuguesas Jorge Campos e da Direção da associação ACRJPLO, Luís Almeida, e Serafim Pacheco, que muito têm trabalhado para que esta geminação tenha sucesso” concluiu Pascal Didelet, Presidente do Comité de geminação de St Consorce.

LusoJornal