Legislativas’24: Franceses residentes em Portugal começaram hoje a votar pela internet


Os Franceses residentes no estrangeiro começaram hoje a votar pela internet na primeira volta das eleições legislativas francesas.

Com a dissolução da Assembleia Nacional francesa, o Presidente Emmanuel Macron convocou eleições legislativas para o dia 30 de junho (primeira volta) e 7 de julho (segunda volta).

Quem decidiu votar pela internet, pode votar entre esta terça-feira, dia 25 de junho e quinta-feira 27 de junho, às 11h00, hora portuguesa). Para a segunda volta, os votos via internet devem ser feitos entre os dias 3 (a partir das 11h00) e 4 de julho (até às 17h00, hora portuguesa).

Para votar por internet, os Franceses residentes no estrangeiro receberam um código de identificação por mail e receberam uma password por sms. Estes dados são enviados para quem transmitiu morada eletrónica e número de telemóvel aos Consulados franceses no estrangeiro ou para quem os introduziu diretamente no site service-public.fr.
Uma célula de assistência ao ato eleitoral está ativa no Ministério francês dos negócios estrangeiros desde o dia 20 de junho, para resolver qualquer problema encontrado pelos eleitores.

Quem não conseguir votar pela internet por lhe faltar o código identificador ou a password, ou por escolha própria, pode sempre votar na urna, presencialmente, no dia da eleição. Ou então dar procuração a um outro eleitor. Também a procuração pode ser feita via internet em maprocuration.gouv.fr.

Em Portugal, o voto presencial é possível em três mesas de voto: no Liceu francês Charles Lepierre, em Lisboa, no Hôtel Tivoli Marina, em Vilamoura, Algarve, e no Liceu francês internacional do Porto.

Portugal integra o 5° círculo eleitoral dos Franceses residentes no estrangeiro, com a Espanha, Mónaco e Andorra, pelo qual concorrem 13 candidatos à primeira volta:

01. Sarah Millot (suplente : Christophe Montjoie)

02. Maxime da Silva (suplente : Inès Chevalier)

03. Jean-François Calvet (suplente : Bénédicte Helaine)

04. Béatrice Mazel (suplente : François Wilman)

05. Christopher Brenier (suplente : Vadim Asadov)

06. José Sanchez Perez (suplente : Maria Roman-Gonzalez)

07. David Nataf (suplente : Clément Egger)

08. Stéphane Vojetta (suplente : Nathalie Coggia)

09. Yohann Castro (suplente : Clément Batut)

10. Jérémie Fosse (suplente : Raphael Therme)

11. Johana Maurel (suplente : Alain Lavarde)

12. Alexandre Marie (suplente : Robin Fontaine)

13. Maud Lagarde (suplente : Laëtitia Lagarde)

LusoJornal