Grupo Estrelas do Minho de Vaulx-en-Velin organizou o seu 40° Festival de folclore

O rancho folclórico Estrelas do Minho organizou a 40ª edição do seu Festival de folclore, no sábado passado, dia 22 de junho, no espaço adjacente à suas instalações em Vaulx-en-Velin (69), acolhendo vários grupos de folclore da região de Lyon.

Estiveram em palco o Grupo Flores de Portugal de Bron, o Grupo Folclórico de Jons, o Grupo folclórico de Caluire e o grupo da casa, o Estrelas do Minho de Vaulx-en-Velin.

Foi uma tarde cheia de danças e cantares portugueses, apresentados ao público numeroso. Os temas apresentados tinham origem, essencialmente, na região do Minho, de onde é oriunda a maior parte dos grupos existentes na região de Lyon.

A chuva, que não estava convidada, mas que também se apresentou já no fim da tarde, travou um pouco as festividades, que continuaram depois de um aguaceiro com a projeção em grande ecrã do jogo de futebol entre Portugal e a Turquia, a contar para a fase de grupos do Euro’24.

O grupo musical “Fréquence” animou o baile que se seguiu e no fim da noite formou-se uma “Roda de Concertinas” que levou ao rubro a assistência que encheio o espaço, com “Viras” e “Chulas”.

Quanto às propostas culinárias, houve de comer desde o meio-dia, com churrasco, bifanas e outras iguarias, sem esquecer bebidas portuguesas.

“Foi tudo previsto para que a festa fosse total. Convidámos só três grupos de folclore, pois havia o futebol que não podia ser esquecido” explicou ao LusoJornal Virginie, membro da Direção das Estrelas do Minho. “Quanto ao baile, como já em outros anos, foi animado pelo agrupamento musical ‘Fréquence’, que veio de Toulouse, e que foi simplesmente espetacular. Todos apreciaram”.

LusoJornal