Dia 30 de julho, Dia Internacional da Amizade


1848: É inaugurada a iluminação a gás na Baixa de Lisboa, a primeira em Portugal.

1863: Nasce o norte-americano Henry Ford, empresário que revolucionaria a indústria automóvel, ao estabelecer a primeira linha de montagem.

1898: Nasce o escultor inglês Henry Moore.

1906: Gabriel Lippmann apresenta, na Academia de Ciências de Paris, o primeiro método para a reprodução fotográfica a cor.

1930: Oliveira Salazar cria a União Nacional, partido político único, e são ilegalizados todos os restantes partidos e associações políticas.

1932: Eleições na Alemanha. O partido nazi, de Adolf Hitler, duplica o número de lugares no Parlamento, mas não atinge a maioria. Hitler bloqueia o funcionamento das instituições e lança uma campanha terrorista, apoiado nos batalhões de SA.

1975: É criado o “triunvirato” que passa a liderar o Conselho da Revolução – Costa Gomes (Presidente), Vasco Gonçalves (primeiro-ministro) e Otelo Saraiva de Carvalho (chefe do COPCON – Comando Operacional do Continente).

1996: Morre, com 92 anos, a atriz francesa Claudette Colbert, rosto para o cinema norte-americano dos anos 30, protagonista de “Uma Noite Aconteceu”, de Frank Capra.

.

Este é o ducentésimo décimo segundo dia do ano. Faltam 154 dias para o termo de 2024.

Pensamento do dia: “O que se torna intolerável é ter escravos chamando-lhes cidadãos”. Denis Diderot (1713-1784), escritor e filósofo francês.

LusoJornal