Lusa | André Kosters

“Grand Tour”: Filme de Miguel Gomes premiado em Cannes é o candidato de Portugal aos Óscares


O filme “Grand Tour”, de Miguel Gomes, é o candidato de Portugal a uma nomeação para os Óscares, os prémios norte-americanos de cinema, segundo a Academia Portuguesa de Cinema. A longa-metragem foi escolhida pelos membros da academia, entre cinco obras finalistas, para ser candidata a uma nomeação para o Óscar de Melhor Filme Internacional em 2025.

No ano passado, o filme português candidato foi “Alma Viva” da franco-portuguesa Cristèle Alves Meira.

Este ano, os cinco filmes finalistas eram “Grand Tour”, “A Flor do Buriti”, de João Salaviza e Renée Nader Messora, “Manga d’Terra”, de Basil da Cunha, “O teu rosto será o último”, de Luís Filipe Rocha, e “O vento assobiando nas gruas”, de Jeanne Waltz.

“Grand Tour”, que só este mês chega às salas portuguesas foi premiado, em maio deste ano, no Festival de Cinema de Cannes, em França, valendo a Miguel Gomes o prémio de melhor realização, inédito para o cinema português.

A história de “Grand Tour” segue um romance de início do século XX, com Edward (Gonçalo Waddington), um funcionário público do império britânico, que foge da noiva Molly (Crista Alfaiate) no dia em que ela chega para o casamento, embarcando numa viagem solitária pela Ásia.

“Contemplando o vazio da sua existência, o cobarde Edward interroga-se sobre o que terá acontecido a Molly… Desafiada pelo impulso de Edward e decidida a casar-se com ele, Molly segue o rasto do noivo em fuga através deste ‘Grand Tour’ asiático”, refere a sinopse.

“Grand Tour” foi produzido por Uma Pedra no Sapato, em coprodução com Itália, França, Alemanha, China e Japão.

A 97ª edição dos Óscares está marcada para 02 de março de 2025, em Los Angeles, nos Estados Unidos da América, sendo os nomeados revelados a 17 de janeiro.

De acordo com a Academia Portuguesa de Cinema, desde 1980 Portugal tem submetido anualmente um candidato à categoria de Melhor Filme Internacional. No entanto, nunca houve um nomeado português nesta categoria.

LusoJornal