LusoJornal | Carlos Pereira

Seleção portuguesa de Pelota Basca recebida na Embaixada de Portugal


A Seleção portuguesa de Pelota Basca, que participa atualmente na Liga das Nações, em Paris, foi recebida ontem na Embaixada de Portugal, pelo Embaixador José Augusto Duarte.

“Eu nem sabia que havia uma Seleção de Pelota Basca” disse o Embaixador português quando se dirigiu aos jogadores, aos dirigentes e à equipa técnica da Seleção, “mas fiquei muito curioso”, ao ponto de estar a prever ir ver uma partida.

O Selecionador de Portugal, o francês Cyprien Ducos, explicou algumas regras das diferentes modalidades da Pelota Basca e ofereceu ao Embaixador português uma Xare, uma das raquetes utilizada numa das modalidades da Pelota Basca, e uma camisola da Seleção. Aliás, aproveitou para oferecer também uma raquete e uma camisola aos dois patrocinadores da Seleção, um dos quais a Caixa Geral de Depósitos.

“A Pelota Basca é como o atletismo, tem várias modalidades” explicou José Duarte, da Direção da Associação Portuguesa de Pelota Basca, atualmente a viver em Viseu.

José Duarte explicou que em Portugal não há infraestruturas para a prática da modalidade, com a exceção de um frontão. “Sem infraestruturas, temos de ir treinar a Espanha. E se tivéssemos pelo menos um equipamento, podíamos organizar, também nós, competições internacionais” disse ao Embaixador. “Tenho de escrever uma carta ao Presidente Fernando Ruas” disse o Embaixador português.

Na receção estava também presente o diplomata Hugo Palma e a Cônsul Geral Adjunta do Consulado Geral de Portugal em Paris, Mafalda Oliveira.

Desportivamente, o dia não correu da melhor forma para os atletas portugueses. Em Baline feminino, a dupla portuguesa Camille Aresta e Pauline da Silva, perdeu (02/15 e 02/15) frente à Espanha e a dupla portuguesa Mathieu Larrondo e William Larrondo perdeu (08/15 e 06/15) também contra a Espanha. Em Xare, a dupla portuguesa Steven Martins e Lucas Pereira também jogou contra a Espanha, tendo oferecido resistência na primeira parte da partida (11/15) mas perdendo nitidamente na segunda parte (06/15).

O Embaixador José Augusto Duarte falou com os jogadores, tentou perceber as regras e a história da Pelota Basca e pediu à Seleção para se bater pela vitória, aludindo às receções que tiveram lugar na Embaixada, às Seleções Olímpica e Paralímpica de Portugal.

A Liga das Nações continua até sábado, na capital francesa.

LusoJornal