Festival dos Santos Populares da rádio Arc-en-Ciel de Orléans voltou a juntar milhares de pessoas

O 32° Festival dos Santos Populares organizado pela rádio Arc-en-Ciel, em Fleury-les-Aubrais, teve lugar no fim de semana passado com Cláudia Nayara, Nino da Concertina, os DNA, DJ Bouba, Kapa Negra e Eduardo Santana. A festa, gratuita, teve lugar no Parc de Lignerolles, cedido pela Mairie de Fleury-les-Aubrais, no sábado 21 de junho, a partir das 19h00 e no domingo 22, a partir de 11h00.

Esta é uma festa espontânea, organizada por voluntários, que serve também para recolha de fundos para ajudar a viver esta rádio associativa que emite em FM nos 96,8 MHz na região de Orléans e que completa este ano 40 anos de existência.

“Esta festa é organizada à imagem da nossa rádio, com uma centena de voluntários, muitas empresas parceiras, e todos constituem a grande família da Rádio Arc-en-Ciel” diz Christine Alves, a Presidente da rádio, que recentemente também foi eleita Conselheira das Comunidades Portuguesas.

Carole Canette, a Maire de Fleury-les-Aubrais participa todos os anos na festa e este ano lá esteve também para acolher os convidados mais oficiais e para motivar os voluntários e a Direção da rádio. “Esta festa emociona-me sempre. Estou sinceramente convencida que podemos fazer milhares de coisas juntos, Portugueses e Franceses, sem esquecermos de onde viemos. O que se passa aqui, entre Portugueses e amigos da Comunidade portuguesa é muito bonito” disse em cima do palco. “Que os amores entre a França e Portugal durem por muitos anos”.

Este ano, não estiveram presentes muitas personalidades oficiais. Porém, a Cônsul-Geral de Portugal em Paris, Mónica Lisboa, fez-se representar pelo Adido de Segurança Social, Pedro Pacheco e pela equipa do Consulado Honorário de Portugal em Orléans.

Também discursou no palco a Provedora da Santa Casa da Misericórdia de Paris, Ilda Nunes, que agradeceu o convite e apelou a quem puder dar algum tempo a esta estrutura de apoio à Comunidade, que necessita de muitos voluntários.

Para além de um grande palco, por onde passaram os artistas, uma boa área estava também reservada para a restauração, já que foi possível comer no recinto da festa.

Cada vez há mais stands neste festival a poucos quilómetros de Orléans, sinal que cada vez mais empresas colaboram com esta estação de rádio.

No sábado, às 19h00, o arranque da festa foi dado pelo grupo de bombos “Os Amigos de Portugal”, seguindo-se o Dj Bouba e a orquestra da casa, os Kapa Negra, sabendo que Jérôme Campos, membro da Direção da rádio e antigo Presidente, é um dos elementos deste agrupamento musical que já passou a ser tradicional nesta festa.

No domingo também atuou o grupo de bombos, houve um encontro de concertinas e subiram ao palco Nino da Concertina, Eduardo Santana, Cláudia Nayara e o grupo DNA.

O tempo estava favorável à festa e o balanço do Festival é “muito, muito bom” segundo os organizadores.