Lusa

José Cesário vai presidir a Comissão parlamentar dos Negócios Estrangeiros


O PSD indicou o ex-Secretário de Estado das Comunidades portuguesas, José Cesário, para presidir à Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas. O PSD, o maior grupo parlamentar da Assembleia da República, tem direito a sete presidências de comissões.

José Cesário, que regressou ao Parlamento depois de ter sido Secretário de Estado no primeiro executivo PSD/CDS-PP liderado por Luís Montenegro, cargo ocupado no atual Governo por Emídio Sousa, irá assumir a presidência da Comissão de Negócios Estrangeiros, exercida na anterior legislatura pelo socialista Sérgio Sousa Pinto, que deixou o Parlamento.

O PSD indicou também o Deputado Almiro Moreira para presidir a Comissão da Reforma do Estado, mantendo-se Paula Cardoso à frente da Comissão de Assuntos Constitucionais.

Miguel Santos, que na anterior legislatura presidia à Comissão de Economia, será o Presidente da Comissão de Infraestruturas, Mobilidade e Habitação. O Deputado e Secretário-geral adjunto do PSD Paulo Cavaleiro vai presidir à Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto (cuja presidência pertencia ao PS na XVI legislatura), Maurício Marques à de Agricultura e Pescas e Hugo Oliveira à de Ambiente e Energia, que tinha na presidência na anterior legislatura o social-democrata Salvador Malheiro, que assumiu o cargo de Secretário de Estado das Pescas e do Mar no XXV Governo Constitucional.

.

Presidências do Partido Socialista

O PS indicou Filipe Neto Brandão para presidir à Comissão Parlamentar de Saúde e a antiga Eurodeputada socialista Edite Estrela para ser a Presidente da Comissão de Assuntos Europeus.

Filipe Neto Brandão, Deputado socialista eleito pelo círculo de Aveiro, jurista, licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, já foi presidente da Comissão de Orçamento e Finanças em anteriores legislaturas. Edite Estrela, Deputada eleita pelo círculo de Lisboa e antiga Presidente da Câmara de Sintra, já presidiu no passado a Comissões na área da cultura e comunicação social.

O PS escolheu Pedro Coimbra, antigo líder da federação socialista de Coimbra para presidir à Comissão de Economia e Coesão Territorial; e para liderar a Comissão de Trabalho, Segurança Social e Inclusão designou Tiago Barbosa Ribeiro, Deputado eleito pelo círculo do Porto.

.

Presidências do Chega

O Chega indicou o Deputado Rui Afonso para presidir à Comissão parlamentar de Orçamento e Finanças e o Deputado Rui Paulo Sousa para a Comissão de Transparência e Estatuto dos Deputados.

O Chega terá quatro presidências de Comissões, assumindo também a Comissão de Defesa Nacional, com o Deputado Pedro Pessanha, e a Comissão de Educação, na qual continuará Manuela Tender.