Dia 19 de novembro, Dia Mundial dos Pobres

1807: Tropas francesas comandadas pelo general Junot entram em Portugal, pela fronteira de Segura. Começam as invasões francesas.

1828: Morre, com 31 anos, o compositor austríaco Franz Peter Schubert, autor de “A Bela Moleira”, “Viagem de Inverno” e “A Morte e a Donzela”.

1846: É criado o Banco de Portugal por decreto régio, com a função de banco comercial e de banco emissor, da fusão do Banco de Lisboa, um banco comercial e emissor, e da Companhia de Confiança Nacional, uma sociedade de investimento especializada no financiamento da dívida pública.

1905: É inaugurada, no Chiado, A Brasileira, por um português que esteve emigrado no Brasil, onde enriqueceu com o negócio do café. A Brasileira está classificada desde 1997 como imóvel de interesse público e tem o selo “Lojas com História”, atribuído pela Câmara Municipal de Lisboa.

1920: Nasce, em Santarém, Bernardo Santareno, pseudónimo literário de António Martinho do Rosário.

1977: Um Boeing 727 da TAP despenha-se, ao tentar aterrar no aeroporto de Santa Catarina, no Funchal. Morrem 131 pessoas. É o primeiro e único grande desastre sofrido pela transportadora aérea nacional.

1990: Inicia-se a Conferência sobre Segurança e Cooperação na Europa (CSCE), em Paris, França, que dá origem à assinatura da Carta de Paris para uma Nova Europa.

2004: Termina formalmente o Serviço Militar Obrigatório, embora na prática tivesse terminado a 19 de setembro, data a partir da qual os três ramos das Forças Armadas passaram a contar apenas com voluntários contratados.

2006: Morre, com 62 anos, Francis Girod, cineasta francês e ex-jornalista do semanário “Nouvel Observater” que dirigiu a atriz Romy Schneider em “A Banqueira”.

2015: Confirma-se a morte do alegado “cérebro” dos ataques a Paris, que ocorreram no dia 13. O corpo de Abdelhamid Abaaoud é identificado entre os dois mortos na operação policial de dia 17 em Saint-Denis.

2019: Morre, aos 77 anos, José Mário Branco, músico, cantor e produtor.

2023: Morre, aos 45 anos, Sara Tavares, cantora, venceu o Festival RTP da Canção de 1994 com “Chamar as Música”, tema de Rosa Lobato de Faria e João Oliveira. Com o álbum “Balancê” (2005), recebeu um disco de platina e uma nomeação como Artista Revelação aos prémios BBC Radio 3 World Music. Em 2011, recebeu Prémio de Melhor Voz Feminina nos Cabo Verde Music Awards e ainda o Prémio Carreira do África Festival na Alemanha.

.

Este é o tricentésimo vigésimo quarto dia do ano. Faltam 42 dias para o termo de 2025.

Pensamento do dia: “Uma das grandes desvantagens da pressa é que nos faz perder demasiado tempo”. G. K. Chesterton (1874-1936), escritor britânico.