Poeta Leão Rebordosa foi homenageado pelo Jornal Audiência


O poeta e escritor Leão Rebordosa, pseudónimo de Emanuel Fernando Martins Leão, radicado em França, foi um dos homenageados, esta segunda-feira, dia 2 de fevereiro, na 21ª edição da Gala do Jornal Audiência, uma publicação dirigida por Joaquim Ferreira Leite, dedicada à promoção das comunidades locais no Grande Porto.

Natural de Freamunde, foi criado em Rebordosa, no concelho de Paredes, a conhecida capital do móvel, mas em França é bem mais conhecido por ter gerido, durante 10 anos o restaurante “Taberna das Bifanas”, em Sartrouville, na região parisiense.

Demasiado absorvido pelo trabalho, só mais recentemente tem revelado em França a sua paixão pelas lides culturais.

Leão Rebordosa fez, durante muitos anos, teatro amador no Grupo Tru-Peça. Aliás, conheceu Ruy de Carvalho, de quem é amigo, e quando fala de teatro, há um brilhozinho dos olhos que não consegue esconder. Reconhece-se o dom de animador inato quando está em público.

Mas também tem uma paixão imensa pelo jornalismo e pelo fotojornalismo, que começou a praticar no jornal O Novo Encontro de Rebordosa, mas também no Jornal Audiência do Grande Porto, com direção de Joaquim Ferreira Leite, que agora lhe prestou homenagem.

Leão Rebordosa já escreve poesia há muito tempo e temos cruzado a sua presença no lançamento das Antologias da Poesia Portuguesa, nas quais tem participado. Mas participou noutras obras coletivas de poesia como, por exemplo, a coletâneas “Alma Latina”.

Também editou um duplo livro “Memórias inundadas de sentimentos” e “Sonhos em Pensamentos”. Foi o concretizar de um “sonho”, como costuma dizer, que acabou por levá-lo a estúdios de vários canais de televisão portuguesa.