A associação “Solidariedade Além do Oceano” lançou uma campanha de crowdfunding

A associação «Solidariedade Além do Oceano» lançou uma campanha de crowdfunding para financiar um projeto de intercâmbio audiovisual franco-brasileiro.

O projeto implica a viagem ao Brasil, para a vila de Crasto, no Estado de Sergipe, em julho, de um grupo de sete estudantes oriundos de vários estabelecimentos universitários de Lyon.

O objetivo é o de efetuar um intercâmbio audiovisual e realizar quatro curtas metragens realizadas pelos jovens franceses e brasileiros, descobrindo assim ambas as culturas e aprendendo técnicas de realização audiovisual. Os jovens escrevem os argumentos, cada um no seu país, e depois reúnem-se para realizarem juntos os filmes no Brasil. Todos passam pelas várias funções, desde argumentista a montador, passando pela realização e a captação de som. O objetivo é que cada um seja capaz de dominar cada uma das facetas da realização de um filme.

O objetivo da associação «Solidariedade Além do Oceano» é o de favorizar e de desenvolver as trocas solidárias entre o Estado de Sergipe, no Nordeste do Brasil e a região Auvergne Rhône-Alpes.

As atividades da associação consistem em estabelecer parcerias entre estabelecimentos de ensino e de formação, associações e ONG locais em Auvergne Rhône-Alpes e em Sergipe, assim que estadias e intercâmbio de vocação pedagógica, cultural e solidária para os jovens das duas regiões.

Desde a sua criação em 2013, a associação já realizou projetos de estadia em Sergipe de quatro grupos oriundos de França, em meio desfavorecido urbano ou rural. Foram feitos vários filmes temáticos, de teor educacional, que são em seguida disponibilizados, de forma gratuita, em linha numa plataforma colaborativa para estudantes e professores.

Esta escolha faz com que os conteúdos fiquem disponíveis para as escolas que estão isoladas ou que são desfavorecidas.

Para além das experiências audiovisuais, a associação também tem o projeto de, a pedido dos habitantes de Castro, planificar uma praça pública dedicada às crianças e ao mais idosos, com instalações adaptadas num terreno baldio.

Os resultados destes projetos são, segundo a associação, prometedores visto permitirem através das relações que se vão estabelecendo com a população local, fazer com que os jovens compreendam uma realidade extremamente diferente incitando-os a um engajamento solidário.

Para os jovens brasileiros os projetos permitem aumentar a sua autoestima e de se projetar num futuro melhor.

 

Mais informações:

www.helloasso.com/associations/solidariedade-alem-do-oceano/collectes/echange-audiovisuel-entre-la-france-et-le-bresil-2

 

[pro_ad_display_adzone id=”9774″]