A ilha da Córsega passa a ter Permanências consulares portuguesas em Bastia e em Porto Vecchio


O Consulado Geral de Portugal em Marseille anunciou esta semana a criação de Permanências consulares descentralizadas na ilha da Córsega, em Bastia e em Porto Vecchio, em complemento do posto de atendimento consular que tem em funcionamento no Consulado Honorário de Portugal em Ajaccio.

“A realização das Permanências consulares nas cidades das costas setentrional e oriental da Córsega corresponde a um desejo forte das nossas Comunidades ali residentes a que o Ministério dos Negócios Estrangeiros corresponde, aproximando os serviços consulares dos cidadãos, numa ilha cuja orografia acidentada dificulta as deslocações ao nosso Consulado Honorário em Ajaccio” diz, em comunicado enviado ao LusoJornal, o Cônsul Geral de Portugal em Marseille, Álvaro Ribeiro Esteves.

Logo que o Consulado Geral anunciou nas redes sociais a primeira Permanência em Bastia, prevista para os próximos dias 29 de fevereiro e 1 de março, em poucos dias a capacidade máxima de atendimento foi atingida, confirmando que estas Permanências são efetivamente importantes para a Comunidade.

Esta primeira Permanência em Bastia vai ter lugar no dia 29 de fevereiro, entre as 12h00 e as 16h00 e no dia 1 de março, entre as 09h00 e as 13h00, na Casa di i servizii publichi (4 viale François Vittori).

O Consulado Geral de Portugal em Marseille anuncia já as próximas Permanências nestas duas cidades: em Porto Vecchio, nos dias 16 e 17 de maio e nos dias 14 e 15 de novembro (datas ainda indicativas); em Bastia, nos dias 24 e 25 de outubro (datas ainda indicativas).

A Cônsul Honorária de Portugal em Ajaccio é Jeanne Pantalacci e o Consulado Honorário nesta cidade serve os cerca de 20.000 Portugueses e lusodescendentes residentes na Córsega. “O Estado português mantém na ilha um funcionário destacado permanente que co-adjuva a Cônsul honorária, Jeanne Pantalacci, nas suas funções” explica o Cônsul Geral Álvaro Ribeiro Esteves.

O Consulado Honorário em Ajaccio situa-se no 8 place Général de Gaulle, Residence Diamant 2, no primeiro andar e atende mediante marcação, nos dias úteis, das 9h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h00.

Tanto no site do Consulado-Geral de Portugal em Marseille (ver AQUI) como nas redes sociais do Consulado honorário (ver AQUI) os utentes encontram informações sobre todo o tipo de atos consulares (bilhete de identidade, passaporte, estado civil, notário, procurações, etc.).

Mas para outros esclarecimentos, o Centro de Atendimento Consular atende os pedidos de informação pelo telefone 01.73.01.16.80, todos os dias úteis, entre as 9h00 e as 17h00, ou por escrito, através do formulário de contacto disponível AQUI.