A Mairie de Paris suspendeu mandato de José Manuel Gonçalves à frente do Centquatre


A Mairie de Paris suspendeu o Diretor do centro cultural Centquatre-Paris, José Manuel Gonçalves enquanto está a decorrer um inquérito administrativo no seguimento de uma queixa por violência sexual e comportamento sexista.

A informação foi tornada pública num comunicado do próprio Cenquatre, depois de uma reunião de urgência do seu Conselho de Administração, cuja Presidente é a Maire Adjointe de Paris com o pelouro da cultura, Carine Rolland. Apesar de não terem sido dadas informações sobre a queixa e a natureza dos atos de que é acusado José Manuel Gonçalves, o Conselho de Administração decidiu suspender o Diretor, deixando a gestão do Centro cultural a cargo da Secretária-Geral Clémentine Aubry, que era Assistente do Diretor agora suspenso.

No comunicado pode ler-se que a Mairie de Paris recebeu uma queixa por atos que podem constituir crime de violência sexual, cometidos no âmbito das funções do Diretor durante uma viagem de negócios. O inquérito administrativo foi confiado à Inspeção-Geral da Cidade de Paris.

Na nota de imprensa, a Mairie de Paris recorda o respeito pela presunção de inocência, mas acrescenta que combaterá sempre com firmeza a violência sexual, estando sempre ao lado das vítimas.

José Manuel Gonçalves dirige o Centquatre-Paris desde a sua abertura, em 2010, e foi reconduzido em 2022 para um mandato de mais três anos, que o devia levar até 2025.

De nacionalidade portuguesa, é um dos agentes culturais mais conhecidos em França, tendo já dirigido a reputada La Ferme du Buisson, em 2014 e em 2015 foi o Diretor da Nuit Blanche, desempenhando também a Direção artística de muitos outros eventos desde o percurso de arte contemporânea Paysages Bordeaux em 2017 ou o Panorama 20 no Estúdio nacional das artes contemporâneas Le Fresnoy.

O Centquatre é um centro cultural no 19° bairro de Paris, com salas de espetáculos, mas também espaços gratuitos para práticas artísticas, definindo-se como um local “de residências artísticas, produção e divulgação de artes para públicos e artistas de todo o mundo”.