Academia de Bacalhau de Lyon acolheu novos membros



Na sexta-feira passada, dia 16 de fevereiro, o restaurante “La Villa”, em Neyron, acolheu os Compadres e as Comadres, membros da Academia do Bacalhau de Lyon, onde, como é tradição, foi servido o prato de Bacalhau à Braga. Cerca de três dezenas de convivas puderam dialogar e partilhar vários temas da organização que servirá para o futuro do funcionamento da Academia.

Por exemplo, durante o jantar foi decidido que os encontros passariam a ser bimensais e não mensais, mas a partir de agora com uma animação musical ou outra manifestação cultural portuguesa no decorrer do jantar.

“Eu já faço parte da Academia do Bacalhau de Lyon há muitos anos, e tenho sempre muito gosto em participar nestes jantares de confraternização e de partilha, onde se fazem amizades e onde também podemos angariar fundos para mais tarde ajudarmos os mais carenciados da nossa sociedade, pois também é a finalidade desta associação” disse o Compadre Alves.

A Direção que foi (re)eleita em dezembro, durante a Assembleia geral do dia 15, tem como Presidente Américo Jesus, os Vice-Presidentes Mário Almeida e Helder Soares, a Secretária é Emília da Silva e o Tesoureiro é José Brás. Estes elementos vão dirigir a Academia do Bacalhau de Lyon nos dois próximos anos.

A Academia do Bacalhau de Lyon foi fundada a 23 de junho de 2006 e tem um histórico com grandes valores, nas ajudas que foram feitas pelos seus membros. O último donativo foi feito ao hospital “Mère Enfant” de Bron, num valor de dez mil euros.

Os membros da Academia do Bacalhau de Lyon, também têm participado nos encontros mundiais das Academias do Bacalhau e a última foi nos Açores, reunindo várias centenas de Compadres e Comadres. “A próxima reunião mundial das Academias terá lugar na cidade do Cabo, na África do Sul, onde está a “Academia Mãe”, pois foi da África do Sul que partiu a ideia destas associações de amigos – Compadres e Comadres – que angariam fundos para ajudarem os mais carenciados” disse o Presidente Américo Jesus.

Durante o jantar, várias vezes se fez o “Gavião de Penacho” após o sinal dado pelo “Badalo”, acionado pelo Presidente. Ainda neste dia, e após três jantares de apresentação e de consulta geral, foi entronizado um casal de Compadres – Jorge e Alice Ribeiro – que receberam o diploma que os faz Compadres da Academia do Bacalhau de Lyon.

“Estamos sempre com motivação para acolhermos novos membros. Quem deseja integrar a Academia deve-se aproximar de um Compadre que fará então a sua apresentação aos restantes membros e mais tarde se fará a entronização do novo Compadre” disse o Tesoureiro José Brás.