Lusa / Paulo Novais

Acesso ao ensino superior português: lusodescendentes podem fazer exames complementares em França e em Portugal

[pro_ad_display_adzone id=”38158″]

De modo a garantir que os candidatos provenientes do sistema educativo francês mantêm as mesmas condições de acesso ao ensino superior português e podem realizar os exames necessários de acordo com o currículo em que aprenderam e que melhor conhecem, “aos candidatos é dada a possibilidade de realizar um exame local nas disciplinas de SVT, Physique-chimie e Portugais (cuja elaboração e correção é da responsabilidade das autoridades francesas), em diversas localizações em Portugal em França, no dia 22 de maio de 2023”.

Com efeito, durante a pandemia de Covid-19 foram adotadas “medidas excecionais” relativamente ao acesso ao ensino superior português e que “permitiam a candidatura sem realização de exames nacionais/terminais nos países que os tivessem cancelado durante o período da pandemia Covid-19”.

No entanto, a partir da candidatura ao ensino superior de 2023, para que os candidatos emigrantes, familiares e lusodescendentes que provenham do sistema educativo francês possam continuar a candidatar-se ao ensino superior português, “revela-se necessário dispor de provas de ingresso, deixando de ser suficiente para a candidatura apenas a classificação interna da disciplina correspondente à prova de ingresso” diz uma nota do Gabinete da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, enviada ao LusoJornal. “Porém, por força das novas modalidades de avaliação ao nível do baccalauréat (em que deixa de existir exame final a algumas disciplinas, entre as quais, Português), nem todos os exames que eventualmente os estudantes precisem realizar são disponibilizados nos exames nacionais franceses”.

É por essa razão que os candidatos provenientes do sistema educativo francês podem realizar os exames necessários em diversas localizações em Portugal em França, no dia 22 de maio de 2023. “É importante salientar que a realização destes exames locais é necessária apenas quando o candidato careça de algumas destas provas de ingresso. Não será necessário a realização de outros exames locais já que outras disciplinas aqui não elencadas utilizarão como prova de ingresso o exame nacional realizado no baccalauréat”.

Em França, os exames podem ser realizados nos Consulados-Gerais portugueses de Paris, Bordeaux, Marseille, Strasbourg e Lyon, no próximo dia 22 de maio.
.

Os estudantes interessados deverão inscrever-se até ao dia 14 de abril, indicando a prova que pretendem realizar e o respetivo local, através da plataforma disponível AQUI.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]