AILD e Arc-en-Ciel: 3ª Edição do Concurso Literário “As Minhas Férias” terá como destino Angola


A próxima edição do Concurso Literário “As Minhas Férias”, organizado pela Associação Internacional dos Lusodescendentes (AILD) e a rádio Arc en Ciel de Orléans, em parceria com a Editora LEYA e a Fundação Calouste Gulbenkian, decorrerá entre março e outubro de 2024 e terá como destino Angola.

“Sendo as crianças e os jovens lusófonos a viverem fora dos países onde se fala português um dos principais pilares do nosso idioma comum e os principais embaixadores da(s) nossa(s) cultura(s) no estrangeiro, a 3ª edição do Concurso Literário “As Minhas Férias” irá homenagear Angola, país lusófono essencial na consolidação da língua portuguesa em África e no mundo” diz uma nota da organização enviada às redações.

Para participar nesta edição de 2024, os jovens escritores só terão de enviar um texto em língua portuguesa (de prosa ou poesia) de até 1.000 palavras sobre as suas férias em Angola: um diário de viagem, as impressões soltas de um dia de sol, de um mergulho no mar de uma visita ao Namibe, uma história de ficção… total liberdade artística para os nossos escritores.

A participação está aberta a todos os jovens lusófonos a viverem fora do seu país de origem familiar e com idades compreendidas entre os 8 e os 22 anos. Os prazos de entrega dos trabalhos decorrem até dia 15 de outubro.

Os vencedores serão revelados no dia 9 de dezembro.

A 3ª edição do Concurso Literário culminará na cerimónia de entrega de prémios e na Oficina de Escrita que terão lugar em Paris, na Casa de Portugal André de Gouveia da Cidade Universitária Internacional de Paris e na Biblioteca da Fundação Calouste Gulbenkian, respetivamente, no mês de janeiro de 2025.

“Vale relembrar que, esta iniciativa tem como finalidade promover e fomentar, junto dos jovens e das crianças lusófonos a viverem fora do país de origem, a língua portuguesa, o gosto pela criação literária, a curiosidade intelectual e a investigação histórica, geográfica e cultural sobre o mundo e nomeadamente sobre os países de língua oficial portuguesa” escrevem os organizadores.