Uma senha ser-lhe-á enviada por correio electrónico.
Donativos LusoJornal

 

O ano letivo tem decorrido com grande parte das aulas à distância devido à crise sanitária provocada pela Covid-19. No entanto, tal não refreou o empenho e aplicação dos alunos que, estimulados pelos seus professores, participaram em concursos que são formas dinâmicas de adquirir competências em língua portuguesa e de enriquecer os seus conhecimentos sobre a cultura dos países de língua portuguesa.

No âmbito da celebração do Dia Mundial da Língua Portuguesa, a Coordenação do Ensino português levou a cabo um concurso intitulado: “Poemas que falam da Língua”, destinado aos alunos do EPE (Ensino de Português no Estrangeiro) França. Mais de 200 alunos responderam ao desafio, fazendo uma leitura expressiva de um poema de um autor lusófono, em que o tema do poema tinha de ser a própria língua portuguesa. Realizaram um pequeno filme com a leitura e apresentaram três fotografias inspiradas no poema escolhido.

O júri, presidido pelo conhecido fotógrafo João Manuel Simões, selecionou três prémios e quatro menções honrosas para cada uma das três categorias: 1° ciclo, 2° e 3° ciclos e secundário. Uma escolha difícil dada a qualidade e a sensibilidade dos trabalhos apresentados.

 

Os resultados e os trabalhos premiados foram publicados no dia 5 de maio no site e no Facebook da Coordenação do ensino.

 

Primário:

1° prémio: Helena Santiago CM1, école élém. La Mignonne em Joué-les-Tours (37)

2° prémio: Elias Loiseau, CM2, école élém. Louis Pasteur, Luynes (37)

3° prémio: Mélanie Adriano, CM2, école élém. Henri Adam, Saint-Avertin (37)

Menções honrosas: Angele Agier Messias, CM2, Cité Scolaire internationale de Lyon (69); Iris Pereira, CM1, école élém. Victor Hugo, Saint-Gilles (30); Tiago dos Santos, CM2, Cité Scolaire internationale de Lyon (69).

 

Collège:

1° prémio: Sofia Vincent, 4ème, collège international Saint Germain-en-Laye (78)

2° prémio: Leila Bouheraoua, 5ème, collège Pierre et Marie Curie, Le Pecq (78)

3° prémio: Nelson Almeida Faxiolo, 3ème, collège Pierre et Marie Curie, Le Pecq (78)

Menções honrosas: Clara Grimaldi, 6ème, collège Pierre et Marie Curie, Le Pecq (78); Fabio Duraes Barbosa, 6ème, Collège international Joseph Vernier, Nice (06); Laura da Silva, 5ème, collège Pierre et Marie Curie, Le Pecq (78).

 

Lycée:

1° prémio: Joana Aguieiras, Terminal, lycée international Honoré de Balzac, Paris

2° prémio: Thaïs Cousin, 1ère, lycée international Saint Germain-en-Laye (78)

3° prémio: Carolina Rodrigues Araújo, 1ère, lycée Alexandre Dumas, Saint-Cloud (92)

Menções honrosas: Ana Carolina Marques, 2nde, lycée Alexandre Dumas, Saint-Cloud (92); Helena Chevrier da Costa, 1ère, lycée international Saint Germain-en-Laye (78); Hortense Martins Rodrigues, Terminal, lycée international Honoré de Balzac, Paris; Hugo Silva, Terminal, lycée Alexandre Dumas, Saint-Cloud (92).

 

Ensino
X