(Arquivo)

Álvaro Santos Pereira foi nomeado Economista-chefe da OCDE em Paris


O antigo Ministro da Economia de Portugal, no Governo de Pedro Passos Coelho, Álvaro Santos Pereira, foi nomeado ontem economista-chefe da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), em Paris, instituição na qual já trabalha desde 2014, com efeitos a partir de 01 de junho de 2024.

Álvaro Santos Pereira vai substituir Clare Lombardelli, que foi nomeada Vice-Presidente do Banco de Inglaterra.

“Álvaro é um importante economista que foi Ministro da Economia e Emprego de Portugal entre 2011 e 2013, sendo responsável pelas áreas da Indústria, Comércio e Serviços, Turismo, Energia e Obras Públicas, Transportes e Emprego”, descreve a instituição em comunicado divulgado ontem. “Na sua nova função, irá liderar a análise económica e o aconselhamento político para apoiar os Membros na otimização da força e da qualidade do desenvolvimento económico e do crescimento no rescaldo da pandemia da Covid-19 e face aos impactos sociais e económicos da guerra de agressão da Rússia contra a Ucrânia, bem como no contexto das transformações estruturais necessárias para garantir as transições ecológica e digital”, detalha a OCDE.

Em 2014, Álvaro Santos Pereira, que tem nacionalidade portuguesa e canadiana, foi nomeado Diretor de estudos nacionais no Departamento de Economia da OCDE e em 2023 foi nomeado Diretor do ramo de Estudos Políticos do Departamento de Economia.

É doutorado em Economia pela Simon Fraser University, Burnaby (Canadá), Mestre em Economia pela Universidade de Exeter (Reino Unido) e licenciado em Economia pela Universidade de Coimbra (Portugal), segundo a nota da OCDE.