LusoJornal / Marco Martins

Andebol: José Costa derrotou o Créteil

Nesta sexta-feira 27 de abril, o Créteil recebeu e perdeu por 29-31 frente ao Nancy, onde atua o internacional português José Costa, num jogo a contar para a 24a jornada da segunda divisão de andebol, a ProLigue.

O jogo começou melhor para o Nancy que até chegou a ter dois pontos de vantagem até 5-7. A partir daí o Créteil começou a recuperar o atraso, passando para a frente do marcador a 8-7, não largando mais essa vantagem até ao fim da primeira parte. No intervalo, o resultado era de 15-14 para o Créteil com uma grande penalidade falhada pelo espanhol Javier Borragán em cima do minuto 30.

De notar que o andebolista português, José Costa apontou um golo nesta primeira parte.

A segunda parte começou de uma maneira mais equilibrada com as duas equipas a marcarem algo facilmente, fazendo avançar o marcador, sem ninguém arrecadar uma grande vantagem. O jogo ia decidir-se em detalhes e até ao fim.

A diferença começou a desenhar-se quando a 10 minutos do fim o Nancy passou para a frente do marcador com dois tentos de vantagem, 25-27. A equipa do Leste da França conseguiu ter cinco golos de vantagem a cinco minutos do fim, 25-30, no entanto os colegas de equipa de José Costa tiveram algumas dificuldades em parar a reação final do Créteil que se aproximou a apenas duas unidades. Com dois minutos ainda para disputar, a experiência do Nancy falou mais alto visto que mais nenhum golo foi apontado. A equipa do internacional luso venceu por 29-31, num jogo importantíssimo para a permanência na segunda divisão.

De notar que na segunda parte, José Costa apontou seis golos, num total de 7 tentos apontados durante os 60 minutos. Foi o melhor marcador da equipa do Nancy, numa exibição de encher os olhos sobretudo na segunda parte em que as bolas chegaram mais facilmente às mãos do internacional português que até fez o espetáculo sendo aplaudido pelo público adversário apontando um golo de costas para a baliza. Neste momento José Costa é o terceiro melhor marcador do Nancy com 85 golos apontados.

Na tabela classificativa, o Créteil permanece no sexto lugar com 22 pontos, enquanto o Nancy está logo a seguir no sétimo posto com 21 pontos.

Recorde-se que os dois últimos classificados, 13° e 14°, descem de divisão, neste momento o Billère, com 18 pontos, e o Besançon, com 17 pontos.

Na próxima jornada, o Créteil desloca-se ao terreno do Caen a 4 de maio pelas 20h30, enquanto o Nancy recebe o Nice no mesmo dia, à mesma hora.