Portugal's Fabio Magalhaes (L) in action against France's Vincent Gerard (R) and Luc Abalo (C) during the Men's Handball European Championship 2020 qualification match between Portugal and France in Guimaraes, Portugal, 11 April 2019. JOSE COELHO/LUSA Lusa/José Coelho

Andebol: Selecionador português pede entrada forte aos jogadores frente à França

O selecionador luso Paulo Pereira pediu uma entrada forte aos jogadores da seleção portuguesa de andebol no encontro com a França, que demonstre “uma forma de estar altamente competitiva” na estreia no Euro2020.

Portugal disputa nesta sexta-feira, na cidade norueguesa de Trondheim, a partida inaugural do Grupo D do Europeu – ao qual regressa após 14 anos de ausência – frente a uma das maiores potências da modalidade, medalha de bronze no último Mundial, mas isso não retira ambição a Paulo Pereira.

“Nos primeiros 10/15 minutos, já perceberemos como poderemos estar para enfrentar esta fase preliminar da competição. O desfecho, não sabemos, mas vamos ter de mostrar a nós próprios que a nossa forma de estar é altamente competitiva e não importa o que está à nossa frente”, advertiu o treinador, em encontro com a comunicação social, em Trondheim.

Paulo Pereira observou que Portugal terá de aproximar-se da “perfeição”, tal como aconteceu no ano passado, quando bateu os Franceses por 33-27, em Guimarães, antes de derrotado também de forma categórica, por 33-24, em Strasbourg, em partidas do grupo 6 de qualificação para o Euro2020.

“É um jogo altamente exigente. Eles têm jogadores excecionais, embora eu ache que nós também temos. Vai ser uma luta terrível e, ao mesmo tempo, uma oportunidade para podermos continuar a convencer e a fazer com que o andebol português seja cada vez mais reconhecido”, assinalou.

Paulo Pereira dedicou-se à análise defensiva, na expectativa de contrariar o poderoso ataque francês, esperando concentrar as atenções no dia da estreia à vertente ofensiva e à forma como a equipa lusa também poderá “criar problemas à França”.

O técnico relativizou o recente desempenho no Torneio Internacional de Espanha, no qual Portugal só foi derrotado pela seleção anfitriã, por 30-25, tendo vencido a Rússia, por 27-25, e a Polónia, por 34-27, todas qualificadas para o Europeu de 2020.

“Só perdemos com o campeão da Europa e estivemos a lutar até ao final. Mas isto é um Campeonato da Europa, com equipas de altíssima exigência. Não é a mesma coisa jogar uma competição destas ou um torneio. Vamos ver como reagimos aqui”, notou.

A ‘equipa das Quinas’ de andebol defronta a França no pavilhão Trondheim Spectrum, a partir das 18h15, hora local e francesa, antes de a anfitriã Noruega, vice-campeã mundial em exercício, jogar com a estreante Bósnia-Herzegovina, no segundo encontro do agrupamento D.

Portugal, que disputa pela sexta vez o Europeu (no qual tem como melhor resultado o sétimo lugar alcançado em 2000, na Croácia), defronta os bósnios no domingo e encerra a participação na fase inicial da prova na terça-feira, frente aos noruegueses, sempre em Trondheim.

 

[pro_ad_display_adzone id=”25427″]