LusoJornal / Marco Martins

Andebol : Wilson Davyes e Portugal tentam apuramento para Mundial

A Seleção Portuguesa de andebol vai jogar frente à Sérvia, em território sérvio, neste domingo 10 de junho, dia de Portugal, na primeira mão do play-off de acesso à fase de grupos do Campeonato do Mundo que vai decorrer na Alemanha e na Dinamarca em janeiro de 2019.

Wilson Davyes, internacional português de 29 anos que joga em França no Dunkerque, admitiu que a Seleção das Quinas terá de estar a 100% para tentar vencer a equipa da Sérvia:

«Temos uma boa equipa, mas temos de ter consciência que se não estivermos no nosso melhor, vamos perder. Hoje em dia não há equipas pequenas, nem fáceis. A Sérvia é uma seleção de alto nível com jogadores que jogam nos melhores campeonatos, com um treinador que passou pelo Porto, que formou muitos jogadores que hoje estão na Seleção Portuguesa. Mas nós temos de nos focar nos nossos pontos fortes, temos que nos preparar bem para chegarmos nas melhores condições possíveis. Temos de primeiro fazer um bom resultado na Sérvia para depois podermos resolver o play-off em casa», afirmou o atleta luso-guineense.

Wilson Davyes acrescentou ainda que «se nos prepararmos da melhor forma, podemos vencer a Sérvia. O que interessa é que se quisermos ir ao Mundial, temos de vencer. O que interessa é pensar no presente e alcançar este apuramento».

A última participação de Portugal num Campeonato do Mundo de andebol foi em 2003, quando a competição decorreu em território luso. A segunda mão do play-off decorre a 14 de junho em Portugal.

Na fase de qualificação para o play-off, Portugal terminou no primeiro lugar do Grupo 4, com 5 pontos, os mesmos que a Polónia, ficando na liderança por um golo de diferença, esse único lugar que dava acesso à fase seguinte. Chipre e Kosovo terminaram respetivamente no terceiro e quarto lugares.

Recorde-se que um país lusófono já alcançou o apuramento para o Mundial de andebol, Angola, enquanto uma outra seleção lusófona, o Brasil, poderá chegar à fase de grupos do Campeonato do Mundo se alcançar o apuramento na fase de qualificação que se realizará de 16 a 24 de junho de 2018.