Memória Viva

António Caetano, poeta popular na emigração, vai ser homenageado em Paris

António da Silva Caetano (Baleizão, Beja, 05.04.1933 – Corroios, Seixal, 11.09.2015), figura proeminente da Comunidade portuguesa presente em França, poeta popular, cofundador do Círculo dos Poetas Lusófonos de Paris (CPLP), assíduo participante no conhecido programa de divulgação poética «Quimera da Noite» da Rádio Alfa, militante associativo destacado e cidadão cívica e politicamente empenhado, vai ser homenageado no próximo dia 1 de julho, domingo, em Paris.

O evento terá lugar nas salas Eça de Queiroz do Consulado Geral de Portugal em Paris, a partir das 14h30.

O evento, que é da iniciativa do Cercle Álvaro Cunhal, uma associação politico-cultural criada em 2013 e da qual António Caetano foi também cofundador, conta com o Alto Patrocínio do Embaixador de Portugal em França, Jorge Torres Pereira.

Do programa consta a inauguração de uma Exposição, um Recital da Poesia com Poetas da Comunidade Portuguesa e uma sessão de «Canto Livre».

Sobre António Caetano, a propósito desta homenagem, Dominique Stonesco, prestigiado intelectual, ex-professor de português e tradutor, intimamente ligado à cultura portuguesa e lusófona, escreveu: «Acho que é uma excelente iniciativa, pois através do seu percurso político, social, e também poético, António Caetano (que eu conheci bem e sobre o qual escrevi nas revistas Latitudes e Migrance) é uma voz essencial da memória coletiva da imigração portuguesa».

Também Carlos Gonçalves, Deputado na Assembleia da República eleito pelo círculo eleitoral da Europa, escrevia recentemente: «O António Caetano, poeta popular, é uma figura marcante da Comunidade portuguesa emigrada em França. (…) O António Caetano é e será sempre visto por todos nós como um poeta do povo, um poeta das gentes da emigração, um poeta de Portugal que, com a sua poesia se tornou parte de todos nós e uma das grandes figuras das Comunidades portuguesas».

Quiseram associar-se à iniciativa e são parceiras as seguintes entidades: a associação Memória / Mémoire Vive; a associação Les amis du Lusofolie’s; CPLP – Círculo dos Poetas Lusófonos; as edições Convivium Lusophone; o LusoJornal e a Radio Alfa.