Lusa / Miguel A. Lopes

António Costa vem a Paris para a cimeira sobre o futuro das economias africanas

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

 

O Primeiro Ministro português, António Costa, vai encontrar-se em Paris com o Presidente de Angola, João Lourenço, e o Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, na próxima terça-feira, à margem da reunião sobre o futuro das economias africanas.

Para além dos encontros bilaterais com João Lourenço e Filipe Nyusi, António Costa vai ainda reunir-se com o Presidente do Egito, Abdul Fatah Khalil Al-Sisi, e o Presidente da Tunísia, Kaïs Saïed.

O Primeiro Ministro português vai estar em Paris na terça-feira para participar nesta cimeira organizada pelo Presidente francês, Emmanuel Mácron.

Esta reunião, que vai discutir o financiamento da dívida africana e o futuro do setor privado no continente, vai contar com a presença física de pelo menos 15 líderes africanos.

Na noite de segunda-feira, o Presidente Emmanuel Macron vai acolher os líderes africanos no Palácio do Eliseu para um jantar e a conferência vai acontecer na tarde de terça-feira, no Grand Palais Ephemère, construído junto à Torre Eiffel, enquanto o Grand Palais original está em obras.

Outros líderes europeus como Mario Draghi, Primeiro Ministro italiano, ou Pedro Sanchez, Primeiro Ministro espanhol, também vão marcar presença na capital francesa.

Emmanuel Macron também escolheu encontrar-se com Nyusi e Lourenço de forma bilateral.

Na agenda bilateral do encontro entre Macron e Filipe Nyusi está a situação em Cabo Delgado e os planos de coordenação entre os países vizinhos para fazer face ao terrorismo naquela região, assim como as diversas ofertas de ajuda por parte de Portugal, Estados Unidos e França, segundo fonte do Eliseu.

 

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]