AS Lusitanos de Cenon abandonou a final da ‘Coupe du District’ por causa de insultos racistas

[pro_ad_display_adzone id=”38157″]

 

Este domingo, dia 5 de junho, o jogo de futebol da final da ‘Coupe de District’ que afrontou duas equipas da região de Bordeaux – a AS Lusitanos de Cenon e o FC Loubesien – acabou mal e a equipa franco-portuguesa abandonou o campo e recolheu aos balneários depois de um dos seus jogadores, Dylan Tourraine, ter sido tratado de “preto sujo” (“sale noire”).

O jogo ia no minuto 57, no Stade Joseph Antoine Cruchon, em Merignac, quando o FC Loubesien marcou o segundo golo do encontro, elevando o marcador para 2-0. O jogo não estava perdido para a AS Lusitanos, mas estava fortemente comprometido.

No momento em que o jogo recomeçava, no centro do terreno, Dylan Tourraine, que joga na posição de avançado, denunciou o insulto e decidiu abandonar o campo. Depois de alguma confusão, o Treinador Xavier da Rocha, o Presidente do clube franco-português Tony de Barros Pereira, e todos os jogadores, decidiram, de comum acordo, abandonar também o campo, recusando as acusações racistas que consideraram “graves”.

“O Presidente do nosso clube entrou no campo e decidiu, com a equipa, de parar o jogo, por respeito e por solidariedade para com Dylan, mas também por esta causa que é combatida em todo o mundo” diz uma nota do clube português de Cenon, nos arredores de Bordeaux, divulgado esta segunda-feira.

O Técnico do FC Loubesien, clube de Saint Loubès, Alexis Brossard, também mostrou imediatamente “solidariedade e apoio” à equipa do AS Lusitanos e fez sair do campo o jogador que proferiu os insultos.

Mas, mesmo assim, a AS Lusitanos decidiu não continuar o jogo. “Continuar seria ser cumplice e o racismo é inaceitavel” diz a nota do clube franco-português, que agora espera que as instâncias federativas do Distrito “tomarão as medidas necessárias para que a cor da pele, a religião ou a origem não sejam problemáticas nem num campo de futebol, nem em qualquer outro desporto”.

“O problema do racismo mancha há vários anos o mundo do futebol, e contraria a beleza do desporto” termina o comunicado. “No Lusitanos, somos todos uma família”.

Também esta segunda feira, o Football Club Loubésien emitiu um comunicado, assinado pelo Presidente do clube, expressando “solidariedade” para com Dylan Tourraine, “mas também para com todas as pessoas vítimas deste tipo de insultos que são inaceitáveis em qualquer situação”.

O Comité de Direção do Clube reuniu ontem e decidiu expulsar definitivamente o jogador e vai avaliar a possibilidade de apresentar queixa pelos danos que considera terem sido causados à imagem e à reputação do clube.

De notar que os dois clubes vão subir ao Campeonato R3. A AS Lusitanos de Cenon, treinada por Xavier da Rocha, assistido por Gabriel Amorim, acabou o Campeonato em segundo lugar, com 45 pontos e apenas 3 derrotas em 22 jornadas.

Resta saber qual vai ser a decisão da Federação Francesa de Futebol.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]