Associação Cívica comemorou ontem 20 anos de existência oficial

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

A Cívica, associação dos autarcas franceses de origem portuguesa comemorou esta segunda-feira, dia 6 de novembro, 20 anos de existência, já que foi oficializada nesse mesmo dia nos anos 2000.

Com efeito, a Cívica foi criada no dia 5 de fevereiro de 2000, no Senado francês, numa reunião com autarcas e a sociedade civil, organizada por Paulo Marques, mas só foi registada oficialmente a 6 de novembro, quatro meses antes do primeiro ato eleitoral municipal onde, pela primeira vez, os Portugueses sem nacionalidade francesa podiam votar e serem eleitos.

“Foram 20 anos de intervenção cívica, com campanhas de cidadania, revistas e magazines, presenças nos congressos de Maires franceses, relações bilaterais entre a França e Portugal, Congressos da Cívica, Fóruns da Cívica deslocalizados, delegações, uma banda desenhada sobre a participação nos Conselhos municipais das crianças, etc.” diz Paulo Marques ao LusoJornal.

“O encontro de fevereiro de 2000 permitiu iniciar campanhas de sensibilização para a inscrição eleitoral em França” confessa o Presidente da Cívica durante estes 20 anos da associação. “Foi o início de uma grande aventura democrática e de afirmação da Comunidade portuguesa até conseguirmos mais de 7.200 autarcas de origem portuguesa em 2020” como aliás prova a lista que o LusoJornal publica em parceria com a Cívica.

Entre as eleições de 2014 e as de 2020, o número de autarcas franceses de origem portuguesa quase duplicou.

A Cívica vai organizar o seu Congresso anual no fim deste mês de novembro.

 

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]