Associação Juventude do Alto Minho de Saint Priest organizou a segunda edição das Rusgas

No sábado passado, dia 1 de março, teve lugar, no Espace Mosaïque de Saint Priest (69), a segunda edição das Rusgas, numa organização da Associação Juventude do Alto Minho daquela cidade da região de Lyon. Esta edição teve como convidados vários grupos de folclore da região Rhône-Alpes: Lusitanos do Norte, Mocidade do Verde Minho, Amigos Emigrantes, Alegria do Minho, Rio Lima Alto Lima, Amigos de Pedrosini, Casa da Barca e o grupo da Casa Juventude do Alto Minho.

“Eu mesmo e toda a Direção da associação, estamos muito contentes com o decorrer desta concentração de tocatas dos grupos de folclore, para dançarem as Rusgas” disse ao LusoJornal Manuel Amorim, o Presidente desta coletividade franco-portuguesa. “Foi um sucesso pois não esperava tanta juventude e tantos participantes. Para além dos grupos, ultrapassámos facilmente mais de mil pessoas, entre os dançarinos em pista e o público que admirou as danças e os cantares desta noite”.

Trata-se de uma concentração de tocatas de grupos de folclore, que tocam e dançam os seus temas mais populares, juntando assim todos os que quiserem dançar, respeitando os ritmos e o sentido das danças, ao “mando” do organizador que lança verbalmente as “ordens” a respeitar, como por exemplo “Vira” quando se deve virar e “Troca” quando se troca de posição com o parceiro.

Durante horas, os músicos e os cantadores dos grupos sobem ao palco e animam o recinto de dança onde se encontram, por vezes, duzentos ou trezentos dançarinas e dançarinos.

Neste dia pode-se verificar que a juventude da Comunidade portuguesa gosta deste tipo de encontros, onde se dança e se canta. “Eu reservo vários fins de semana por mês para dançar no grupo folclórico e para participar em Rusgas” disse Alexia, vinda de Grenoble e que tem apenas 19 anos, assim como a colega, Marina, de 22 anos, que acrescentou “aqui fazemos muitas amizades e o ambiente é muito acolhedor e assim matamos as saudades do nosso Portugal e da nossa região”.

“Agradeço à Direção o convite para aqui estarmos nesta noite e animarmos a festa das Rusgas. Nós viemos de Paris em ‘modo Rusgas’, porque o nosso grupo ‘DandaRos” animou esta festa tradicional Minhota. Nós podemos animar todo o tipo de bailes e de eventos, pois o nosso grupo de seis músicos e dois vocalistas, existe desde 2023 e está preparado com um reportório adaptado a estes tipos de eventos” disse Certinho, o responsável do grupo.

A associação conseguiu várias parcerias que ajudaram nesta organização como Lusotime RKS, Ets Mariano, Sun Systeme, DMecowatt, Beauty MLBK e a empresa Amorim. De assinalar também a presença das rádios Ondaine, Raízes e RKS. Também estiveram presentes os Conselheiros das Comunidades Jorge Campos e Manuel Cardia Lima, assim como o Conselheiro municipal com o pelouro do movimento associativo de Saint Priest, François Mégard.

A festa durou noite fora, pois o ambiente convidava à confraternização e ao convívio. E foi o que aconteceu.