LusoJornal | Jorge Campos

Associação Multicultural Europeia: nova associação cultural portuguesa na região de Lyon

[pro_ad_display_adzone id=”41080″]

 

 

No sábado passado, dia 4 de junho, foi apresentada a nova Associação Multicultural Europeia (AME), na sala de festa de Collonges-au-Mont d’Or (69), perante cerca de 130 convivas que participaram no jantar inaugural e descobriram os projetos culturais da nova coletividade.

Estiveram presentes o Cônsul-Geral de Portugal em Lyon, André Cordeiro Sobral, a representante do Maire de Collonges, Arlette Baillot, e os dois felicitaram, nos seus discursos, todos os elementos da Direção da nova associação por esta iniciativa cultural. Também estavam presentes vários representantes associativos da região de Lyon, a equipa do Programa Raízes na rádio Plurielle, Patrícia e Carlos, e o representante da companhia de seguros Império, Carlos Araújo, recentemente instalada na região de Lyon.

“Esta ideia da criação da associação, já nasceu em novembro 2021, mas a oportunidade de se concretizar, só hoje é que foi possível. Foram meses de trabalho, não só para prepararmos todos os documentos administrativos, mas também para preparar o dia de hoje, com todo o programa musical e gastronómico” disse Teresa Alves, a Presidente da associação. “Quero agradecer todos os que nos ajudaram a realizar este nosso primeiro encontro”.

A Direção desta nova associação é constituída pela Presidente-Tesoureira Teresa Alves e pelo Secretário Henrique Praia. Junto deles, participando e ajudando, estão vários amigos que apreciam todo o ambiente cultural e de festa que vai ser proposto pela associação a partir de agora. “Já temos agendados dois espetáculos musicais para antes do mês de agosto, aqui na região, onde também a gastronomia estará presente” explicou Zé Praia. “Nós vamos propor ‘ateliers’ de iniciação à música, ao canto e à dança. Estamos a preparar outras manifestações culturais, como teatro, declamação de poesia, entre outras, e também ‘ateliers’ de cozinha tradicional portuguesa. Estamos conscientes que nada se faz sem trabalho, mas o que conta será e é o resultado final” concluiu Zé Praia em declarações ao LusoJornal.

No decorrer do jantar, com uma ementa regional – o prato “Arroz de Tamboril” confecionado pelo Chef Costa, o artista de música popular portuguesa Zé Praia, que reside na região de Lyon, apresentou vários dos seus trabalhos musicais e revelou também a formação do grupo “Cantares de Portugal”, composto por ele próprio, Teresa Alves, Filipe e Cristina Neiva, que interpretaram temas do Cancioneiro português e já algumas criações inéditas. Fazendo ainda parte do espetáculo desta noite, houve também um momento de Fado, onde Cristina Neiva interpretou vários fados, assim como Zé Praia.

O público, presente, apreciou com imensos aplausos e também participando no baile que durou até às duas horas de manhã.

“Gostei muito de estar neste serão e felicito todos os que participaram e ajudaram nesta maravilhosa iniciativa. Espero para eles muito sucesso e felicidades” disse Clotilde da Silva.

Collonges-au-Mont D’or situa-se a norte de Lyon, a cerca de 12 km da capital do Rhône-Alpes, onde a Comunidade portuguesa também participa na vida cultural, social e económica desta cidade desde os anos setenta.

 

Associação Multicultural Europeia

25 bis rue Pierre Dupont

69660 Collonges-au-Mont d’Or

Infos: 07.80.03.31.81

association.ame@hotmail.com

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]